Desembargador paraibano Rogério Fialho assume a presidência do TRF5

Durante a posse ele fez um discurso emocionado e prometeu investimentos no quadro de servidores.

“O caminho que me trouxe até aqui foi modelado pela fé, pela luta e pela esperança”. Foi o que afirmou o desembargador federal Rogério Fialho ao tomar posse ontem na presidência do Tribunal Regional Federal, da 5ª Região (TRF-5) para o biênio 2015-2017. Único paraibano a integrar o quadro de desembargadores do TRF5, Fialho disse ser uma honra imensa ter sido escolhido para dirigir a Corte com jurisdição nos Estados de Alagoas, Ceará, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte e Sergipe.
Várias autoridades da Paraíba se deslocaram ao Recife para prestigiar a solenidade. Na mesa dos trabalhos estavam o governador Ricardo Coutinho (PSB), o presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Marcos Cavalcanti, e o senador José Maranhão (PMDB).

Fialho substitui no cargo o desembargador federal Marcelo Navarro, que deixa o tribunal para assumir no próximo dia 30 o cargo de ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ). “Não tenho palavras para agradecer. Com certeza o TRF5 sentirá muito a sua falta”, disse ele sobre o seu antecessor.

Ao ser empossado, o desembargador federal Rogério Fialho afirmou que dará continuidade ao que foi planejado pelo ex-presidente, que agora é ministro do Superior Tribunal de Justiça. “Claro, acrescentando um toque pessoal. Entendo que o que há de mais importante na Justiça Federal do país é o seu quadro de servidores, altamente qualificado e treinado. Então, pretendemos cada vez mais continuar investindo em nosso quadro de servidores”, disse. Ele ressaltou ainda que sua gestão investirá também no processo eletrônico para que seja cada vez mais aperfeiçoado.

Pelo Ministério Público Federal, Fialho foi saudado pelo procurador da República Antônio Edílio Magalhães Teixeira. Ele destacou que o desembargador exercerá a presidência do TRF5 “com sabedoria e moderação”. Já o advogado paraibano Walter Agra fez a saudação representando a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

PERFIL
Nascido em João Pessoa (PB), Rogério Fialho, 49, é graduado em Direito pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), especializado em Direito Processual Civil pela Universidade de Brasília (UNB) e professor de Direito Civil da UFPB. Participou de diversos cursos no exterior, como em Louvain-la-Neuve (Bélgica), em Auckland (Nova Zelândia), em Lisboa (Portugal) e em Roma (Itália).