Desembargador Ricardo Porto toma posse na Corte Eleitoral do TRE-PB

Magistrado teve o seu nome indicado por unanimidade pelo Pleno do TJPB.

O desembargador Ricardo Porto tomou posse como membro substituto da Corte Eleitoral do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) na tarde desta segunda-feira (8). A solenidade aconteceu na Sala de Sessões do TRE-PB por volta das 16h. O magistrado teve o seu nome indicado, por unanimidade, pelo Pleno do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB) para a referida vaga, na categoria de Desembargador, em sessão realizada no último dia 26 de abril.

Em seu discurso de posse, Porto agradeceu a todos os membros da Corte pelas boas vindas, além de mencionar parentes e amigos presentes na sessão. O magistrado ainda relembrou a passagem de seus familiares pela mesma Corte Eleitoral.

"Gostaria de dizer a minha alegria, a minha indisfarçável satisfação de retornar ao TRE da Paraíba, após um longo período em que estive aqui representando a classe dos advogados", afirmou Porto. "Volto com o mesmo pensamento que tive antes: que aqui as matérias julgadas transcendem o espaço da Corte para receber a opinião e comentários do domínio público, uma vez que esses julgamentos lidam diretamente com os interesses da sociedade e do Estado", analisou.

A presidente da Corte, Maria das Graças Morais Guedes, destacou a felicidade em empossar o desembargador Ricardo Porto. "Estava querendo que realmente a sua posse coincidisse com as sessões. É uma honra estar presidindo está Casa e empossando vossa excelência. Sabes que minha torcida foi grande, seja bem-vindo", saudou, acrescentando que Porto "encontrará aqui [na Corte Eleitoral] um ambiente tranquilo e de servidores que dão tudo de si pelo trabalho do Tribunal".

Ricardo Porto terminou seu discurso reafirmando sua postura com a Justiça Eleitoral da Paraíba. "O menino que esteve aqui a primeira vez no assento, aos 27 anos de idade, retorna mais amadurecido, mais experiente, mas com o mesmo pensamento e o mesmo posicionamento de que estamos aqui para fazer justiça em nome de Deus e em nome do povo, que nos outorgou toda essa responsabilidade", finalizou.

Na indicação

Após a indicação, feita através de voto direto e secreto, o magistrado se colocou a disposição de contribuir com a Justiça Eleitoral. “É motivo de alegria e satisfação receber essa indicação, ao tempo que agradeço aos meus pares pela confiança, e pela deferência ao me indicar para a Corte de Justiça Eleitoral, o que me deixa extremamente feliz”, declarou.

Ainda na ocasião, Ricardo Porto complementou que voltar ao TRE na Categoria de Desembargador – vez que já compôs a Corte Eleitoral na Categoria de Jurista – , o envaidece por dois motivos: um histórico e o outro, emocional, já que o seu pai, o desembargador Sílvio Pélico Porto, e o seu tio, Mário Moacyr Porto, já presidiram o TRE-PB.