Desenvolvimento Agrário corta doação de máquinas às prefeituras

Devido ao contingenciamento do governo, ministro garante apenas o assentamento de famílias paraibanas.

Mesmo com o corte de 49,4%, que representa R$ 1,8 bilhão a menos na pasta do Desenvolvimento Agrário, o ministro Patrus Ananias, garantiu que o plano de assentar 13 mil famílias até o fim do ano está mantido pelo governo federal. O contingenciamento afetará, entretanto, a entrega de equipamentos com recursos do PAC às prefeituras paraibanas. Ananias esteve em João Pessoa, ontem, para a abertura do Fórum Regional dos Gestores Estaduais ligados à Agricultura Familiar no Nordeste.

Entre dezembro de 2011 a junho do ano passado, foram entregues pelo MDA com recursos do PAC, na Paraíba, 219 retroescavadeiras, 218 motoniveladoras, 218 caminhões caçamba, 201 caminhões-pipa e 201 pás carregadeiras. “Vamos priorizar o assentamento rural e transformá-los em espaços produtivos. Já sentei com minha equipe, e, com minha experiência na gestão pública, vai dar para atingir nossos objetivos. Vamos fazer das tripas coração para alcançar esse objetivo porque viver na lona não é bom para ninguém”, assegurou.

FAMÍLIAS

Apesar de não precisar quantas famílias deverão ser assentadas na Paraíba, Patrus informou que a meta até o fim do mandato da presidente da República, Dilma Rousseff (PT), é dar o título da terra a 120 mil famílias. “Temos 66 mil pessoas cadastradas, sendo que os movimentos sociais são o dobro. Então temos cerca de 120 mil acampados em todo o Brasil. Vamos fazer o cadastramento de pessoas acampadas para fazer um levantamento. Queremos até o final de 2018 superarmos esse desafio”, reiterou.

Patrus Ananias esteve em João Pessoa, ontem, para a abertura do Fórum Regional dos Gestores Estaduais ligados à Agricultura Familiar no Nordeste. A solenidade ocorreu no Salão Nobre do Palácio da Redenção, oportunidade em que o ministro assinou dois acordos técnicos com o governo do Estado. A solenidade foi prestigiada por diversas autoridades, dentre elas a vice-governadora, Lígia Feliciano (PDT), que assinou os documentos em nome de Ricardo Coutinho, que ainda está cirurgiado do nariz.

O primeiro termo assinado prevê isenção de ICMS e deve deixar a conta de luz dos agricultores mais barata. O segundo é um protocolo de intenções, firmado com a Secretaria da Agricultura Familiar e do Desenvolvimento do Semiárido, para criar o Programa Estadual de Produção de Sementes e Mudas para a Agricultura Familiar e ampliar a modalidade sementes do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), na Paraíba.