Dinho e Mikika articulam consenso na eleição da Mesa da Câmara de JP

Com acordo, vereadores Bruno Farias e João Corujinha ficariam de fora da presidência.

Fotos: Divulgação
Dinho e Mikika articulam consenso na eleição da Mesa da Câmara de JP
Fotos: Divulgação

No páreo pela disputa da presidência da Câmara Municipal de João Pessoa, os vereadores Dinho (Avante) e Mikika Leitão (MDB) articulam um acordo para evitar um confronto desgastante para o grupo aliado, segundo o emedebista. A eleição da Mesa Diretora será realizada no dia 1º de janeiro logo após a solenidade de posse dos 27 vereadores da Casa.

Os dois parlamentares registraram chapas para a eleição da Mesa Diretora da Câmara Municipal referente ao biênio 2021/2022 na última quarta-feira (23), mas com a perspectiva de composição bem diversa do acordo comentado por Mikika.

Com o apoio inicial de 16 assinaturas, o grupo de Dinho havia planejado que o vereador Bruno Farias (Cidadania) fosse o presidente da Câmara no segundo biênio 2023/2024. Já Mikika Leitão havia composto articulação política com o atual presidente da Casa, João Corujinha (PP), que deveria ir para a vice-presidência no primeiro biênio e retomaria ao comando da Câmara no segundo biênio.

Segundo Mikika Leilão, no entanto, João Corujinha e Bruno Farias não estariam mais na disputa pelo segundo biênio, o que abre a possibilidade de articular o acordo. “Estamos quase no consenso entre Dinho e eu. Só falta saber quem será primeiro, se Dinho ou eu. Mas o caminho é esse do consenso”, reiterou.

Apesar da tese do acordo, Bruno Farias disse que não tem pretensão de desistir da disputa pelo segundo biênio. “Afirmo de maneira categoricamente que Dinho é o candidato do primeiro biênio e eu do segundo biênio. Temos um grupo sólido, coeso, formado de 16 vereadores, 15 homens e uma mulher, cujo marca maior é a integridade. Nós nos unimos em torno de alguns princípios básico e um deles é a alternância, a reoxigenação, para dar um novo ritmo, nova alma à Câmara”, afirmou.

Ainda segundo Bruno, qualquer informação que tente colocar em dúvida a candidatura de Dinho e a dele não é procedente e não passa de estratégia do oponente para tentar enfraquecer o adversário. “Trata-se  na verdade de uma estratégia já manjada que um dos lados tem de tentar desestabilizar o outro lado, mas nosso grupo estará unido, com Dinho e eu candidatíssimos”, reforçou.

A reportagem do JORNAL DA PARAÍBA tentou contato com João Corujinha e Dinho, mas eles não retornaram as ligações e mensagens enviadas.

Todos os vereadores que estão na disputa integram a base de sustentação do prefeito eleito Cícero Lucena (PP). João Corujinha e Bruno Farias, inclusive, são, respectivamente, do partido de Cícero e do vice-prefeito eleito, Léo Bezerra (Cidadania).