Cabedelo tem seis candidatos na disputa pela prefeitura; veja os nomes

Estão na disputa Damião, Dr. André, Marcos Patrício, Morgana Macena, Paulo Nogueira e Vitor Hugo.

Foto: Prefeitura de Cabedelo/Divulgação
Cabedelo tem seis candidatos na disputa pela prefeitura; veja os nomes
Cabedelo tem seis candidatos na disputa pela prefeitura. Foto: Prefeitura de Cabedelo/Divulgação

Pouco mais de um ano após a última escolha, a cidade de Cabedelo voltará a escolher um novo prefeito. Com a deflagração da Operação Xeque-Mate, afastando o ex-prefeito Leto Viana e vários vereadores, o atual prefeito Vitor Hugo foi eleito em 2019, em uma eleição suplementar. Agora, seis chapas se lançaram na disputa, repetindo o cenário de 2016, quando o pleito teve a mesma quantidade de candidatos.

Alguns nomes já são conhecidos na política de Cabedelo, inclusive por já terem ocupado cargos públicos. Os candidatos a prefeito são Damião (PT), Dr. André (PDT), Marcos Patrício (PSOL), Morgana Macena (MDB), Paulo Nogueira (DC) e Vitor Hugo (DEM).

O Partido dos Trabalhadores (PT) terá uma chapa ‘puro sangue’, com o servidor público Damião de Albuquerque e o pescador José Gomes, que chegou a disputar as eleições de 2012, concorrendo ao cargo de vereador, mas ficou como suplente.

O ex-secretário de Saúde, André Lima, disputa o cargo de prefeito ao lado do atual vice-prefeito, Aguinaldo Silva, que foi eleito junto com o atual mandatário da cidade, Vitor Hugo. André é do PDT e concorreu ao cargo de vereador em 2016, ficando na condição de suplente.

O PSOL concorrerá mais uma vez à prefeitura de Cabedelo, novamente com Marcos Patrício como prefeito. Alex Silva, que foi candidato a vereador em 2016 pelo mesmo partido, será o vice. Marcos disputa eleições na cidade desde o pleito de 2004.

Ex-integrante do governo de Jair Bolsonaro, a pastora Morgana Macena (MDB) entra no pleito, ao lado do serventuário da justiça Arthur Dornelas (Patriota). Ela foi candidata a deputada federal em 2018 pelo PSL e a vereadora em 2016, ficando como suplente nas duas disputas.

O Democracia Cristã (DC) lançou Paulo Nogueira e Sargento Honório como candidatos a prefeito e vice, respectivamente, em uma chapa puro sangue. Paulo foi candidato a vice-prefeito na eleição suplementar, realizada em 2019, ao lado ex-vereador Eudes. Concorreu ao cargo de prefeito em 2012 e 2016, pleito em que o sargento Honório foi candidato a vereador, mas não foi eleito.

Candidato à reeleição, o atual prefeito Vitor Hugo vai para uma nova disputa. Ele assumiu a prefeitura interinamente em 2018, já que era presidente da Câmara de Vereadores e no ano seguinte, venceu o pleito suplementar. O seu vice é Mersinho Lucena (Republicanos), filho do candidato a prefeito em João Pessoa, Cícero Lucena. Ele é empresário e disputa uma eleição pela primeira vez.