Edmar Oliveira quer Guarda Municipal de CG atuando contra violência doméstica

Candidato do Patriota foi o primeiro sabatinado na CBN,

Edmar Oliveira quer Guarda Municipal de CG atuando contra violência doméstica

O candidato a prefeito de Campina Grande pelo Partido Patriota, Edmar Oliveira, foi o primeiro a ser sabatinado na rodada de entrevistas promovida pela Rádio CBN, em Campina Grande, nesta segunda-feira (19). Uma das propostas apresentadas por ele foi o de mudar a forma de atuação da Guarda Municipal  da cidade.

O candidato está prometido destinar a Guarda Municipal, que tem como objetivo guardar patrimônios públicos do município, para atender casos de violência doméstica, que é competência da Polícia Judiciária e da Polícia Militar.

“A Guarda Municipal não tem por lei fazer guarda de estrutura privada, e eles fazem. Segundo, eles têm também que descentralizar. Eles estão muito centralizados no bate-papo lá no centro. Terceiro, tudo na vida é ajustável, nada pode ser engessado”, disse.

Edmar disse que quando um policial sai para atender a lei Maria da Penha, deixa de atender a assaltos e roubos. Segundo ele, a guarda deverá ser preparada para expandir o atendimento também aos casos de violência, incorporando o serviço de bombeiros civis a esse tipo de ocorrência.

“Esse tipo de atendimento tem que ser rápido. A partir do momento que você precisa de uma viatura da Polícia Militar, existe uma demanda de tempo para atender. Vamos absolver alguns bombeiros civis para atender alguma demanda doméstica, para caminharem junto com a Guarda Municipal”, pontuou.

Patrimônio

O candidato foi questionado sobre o fato de se dizer empresário e ter declarado à Justiça Eleitoral que não tem patrimônio. Edmar disse que passou todo o seu patrimônio para filhos e que, para dar início à campanha eleitoral, vendeu empresas que estavam em seu nome. “Eu construí patrimônio e coloquei para meus filhos, porque trabalho para meus filhos e para meus netos, e para uma cidade melhor. Sou empresário e sou consultor empresarial. A partir do momento que fui para a campanha política, eu me desliguei. Hoje eu não tenho empresa. Essa transição foi feita a partir de venda”, ressaltou.

Segundo ele, não existe mais nenhuma empresa em seu nome nem no nome de seus familiares. O candidato enfatizou ainda que está fazendo campanha sem nenhum tipo de auxílio financeiro do partido.

“Eu estou fazendo uma campanha sem nada, imagine com receita da prefeitura. A minha melhor qualidade é pegar empresa quebrada e transformá-la em lucro, gerando receita e pagando imposto”, pontuou.

Educação

Questionado sobre propostas para educação como creche integral, bolsas de estudos para alunos em escolas privadas e cinema nas escolas, o candidato Edmar Oliveira disse que esses planos seriam viabilizados a partir de uma parceira público-privada que garantisse recursos. O cálculo orçamentário do candidato é que estas propostas custariam R$3,5 milhões aos cofres públicos.

“O município tem por obrigação gerar uma quantidade x para atender a demanda da população, se o município não conseguir atender, nós vamos dar um vale creche. Tudo existe uma maneira de fazer, e também buscando recursos junto ao Governo Estadual que eu tenho livre acesso, e correndo também para o Governo Federal”, relatou Edmar.

Entrevista

A rodada de entrevistas com os candidatos segue nesta terça-feira (20) com o candidato Olímpio Rocha (PSOL). A ordem dos postulantes na sabatina da CBN foi definida por sorteio, com as equipes de campanha.

Veja a ordem dos candidatos:

Dia 19/10 – segunda – Edmar Oliveira (Patriota)

Dia 20/10 – terça – Olímpio Rocha (PSOL)

Dia 21/10 – quarta – Bruno Cunha Lima (PSD)

Dia 22/10 – quinta – Inácio Falcão (PC do B)

Dia 23/10 – sexta – Ana Cláudia Vital (Podemos)

Dia 26/10 – segunda – Artur Bolinha (PSL)

As entrevistas são ancoradas pela jornalista Waléria Assunção, da Rádio CBN e TV Paraíba, e conta com a participação do jornalista João Paulo Medeiros, da Rádio CBN e do Jornal da Paraíba. O conteúdo será transmitido pela rádio e exibido em vídeo no Youtube, acessível por meio do Jornal da Paraíba . O áudio será disponibilizado, ainda, no site da CBN Paraíba.

É uma oportunidade para que os ouvintes conheçam melhor as propostas dos candidatos que disputam as eleições deste ano na cidade. Os ouvintes podem participar mandando perguntas para a produção, através do WhatsApp (83 – 98119-9700).