Eleições 2022: TSE diz que vai tomar medidas para evitar filas no segundo turno

Na Paraíba, longas filas foram registradas em locais de votação de várias partes do estado.

Filas para votar no campus da UFCG em Sousa, no Sertão da Paraíba (Foto: Beto Silva/TV Paraíba)

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Alexandre de Moraes, afirmou que a Corte Eleitoral está tomando as medidas necessárias para evitar longas filas de eleitores no segundo turno das Eleições 2022. No domingo (2), primeiro turno do pleito, milhares de eleitores enfrentaram filas para votar em várias partes do país, como na Paraíba.

Segundo o ministro, as medidas necessárias para evitar que o problema se repita estão sendo tomadas junto aos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs).

Na Paraíba, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PB) justificou as filas pelo elevado número de eleitores que compareceram aos locais de votação. No entanto, quando comparada à última eleição, a média de abstenção se manteve em todo o país, ainda segundo o TSE.

Do total de um pouco mais de 156 milhões de eleitores aptos a votar, mais de 123 milhões compareceram às urnas, o que equivale a quase 80% do eleitorado apto.

O ministro Alexandre de Moraes convidou os brasileiros a comparecerem novamente aos locais de votação no segundo turno.

Convido todos a participarem novamente no segundo turno, a participarem da grande festa da democracia. O comparecimento de todas as eleitoras e todos os eleitores é muito importante para que possamos demonstrar, novamente, a maturidade da democracia brasileira e para que possamos completar esse ciclo eleitoral das Eleições Gerais de 2022”, finalizou.