Em debate, candidatos fazem disputa entre gestões

Zenóbio Toscano e Josa da Padaria colocaram em confronto quem teria feito mais por Gurabira.

Nesta terça-feira (18) foi a vez dos candidatos à prefeitura de Guarabira se enfrentarem em debate realizado pela Paraíba 101 FM. Zenóbio Toscano (PSDB) e Josa da Padaria (PMDB) tiveram mais de duas horas para discorrer sobre os mais variados temas. Eles apresentaram propostas de campanha e fizeram acusações. Porém, o tom do debate foi o de disputa entre gestões. Ex-prefeito e atual prefeito em exercício, cada um dos prefeitáveis disse ter feito mais que o outro em Guarabira.

Em debate, candidatos fazem disputa entre gestões

O clima entre os dois esquentou logo no início do debate quando Zenóbio acusou Josa de praticar o clientelismo na prefeitura de Guarabira. Josa disse que isso era feito nas gestões de Zenóbio e da sua esposa, a ex-prefeita Léa Toscano (PSB), e garantiu que se for eleito vai fazer concursos públicos na cidade. “O candidato parece que não sabe que é vice prefeito a oito anos e a quase quatro meses é prefeito de Guarabira. Faça concurso agora, o senhor pode até não saber, mas o senhor é prefeito”, alfinetou Zenóbio.

Josa criticou a gestão de Zenóbio à frente da educação municipal o acusando de fechar um série de escolas. “Quando ele foi prefeito ele tentou apagar o que foi feito nas administrações anteriores”, disse o candidato peemedebista criticando o adversário. “Vou ser prefeito para fazer o que em 14 anos o senhor e sua mulher não fizeram”, declarou Josa. O tucano rebateu a acusação do adversário.
“Foram desativadas escolas que eram pequenas e tinham poucos alunos. Agora a atual administração não construiu uma sala de aula em Guarabira”, ponderou.

Toscano também questionou se Josa da Padaria teria experiência administrativa suficiente para administrar Guarabira. O peemedebista respondeu garantindo que teve uma atuação de destaque como vereador e presidente da Câmara. “Estou há três meses como prefeito e a cidade está vendo minha capacidade de administrar. Eu quero ter a oportunidade de ser prefeito de Guarabira”, afirmou. Zenóbio disse que tinha mais experiência e que era mais credenciado que o adversário para ser prefeito da cidade por já ter ocupado o cargo de deputado estadual e de secretário de estado. “É uma pena o senhor ter ocupado todos esses cargos e não ter trazido nada para a cidade”, rebateu Josa.

Zenóbio Toscano também disse que Josa estaria desviando dinheiro da saúde. “Esse dinheiro está sendo desviado para pagar o pessoal que o candidato está contratando para a prefeitura. O senhor é o candidato da continuidade e então assuma sua responsabilidade”, ressaltou o tucano .“ Eu desafio o senhor a mostrar que eu tirei dinheiro da saúde para pagara folha de pagamento”, ponderou Josa.

O debate de Guarabira foi realizado na sede da Câmara de Guarabira. O ciclo da Paraíba 101 FM continua nesta quarta-feira (19) com os candidatos de Monteiro. Já na quinta são os candidatos de Bayeux que vão confrontar suas propostas.