Envolvidos na fraude foram afastados

Servidores que estariam ‘omissos’ diante do esquema também foram afastados das suas funções.

A operação garantiu o afastamento de envolvidos na fraude. “De antemão já garantimos o afastamento de oito pessoas do processo, dentre elas dois servidores que estariam omissos não apenas na fraude dos cartões como na má qualidade do leite que era distribuído. Caso descumpram a ordem, serão presos”, afirmou.

O procurador federal Rodolfo Silva explicou que não é possível precisar quantas pessoas estejam envolvidas no esquema fraudulento devido à rotatividade com que era feito o processo. “À medida em que a investigação foi avançando percebemos que houve uma substituição de pessoas e não tenho como averiguar o número efetivo de envolvidos na fraude”, disse. O próximo passo será realizar uma nova perícia para averiguar a qualidade do material que vem sendo distribuído.

Segundo o diretor presidente da FAC, Ramalho Leite, as investigações na verdade foram iniciadas em 2009, quando foi constatado que uma associação de produtores e um laticínio estavam fabricando produtores de leite para aumentar a quantidade do repasse. “Estas empresas já foram afastadas da FAC após investigação da CGU. Agora eles estão apenas colhendo elementos de provas para subsidiar esse processo”, afirmou.