icon search
home icon Home > política
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

POLÍTICA

Estado terá que informar sobre gastos com festas

Resolução Normativa 01/2013, que obriga as prefeituras a prestarem informações sobre gastos com festas será aplicada ao Estado.

Publicado em 30/05/2014 às 6:00 | Atualizado em 29/01/2024 às 15:59

O Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB) decidiu aplicar também ao governo do Estado a Resolução Normativa 01/2013, que obriga as prefeituras a prestarem informações sobre gastos com festas. A proposta partiu do conselheiro Nominando Diniz na sessão da última quarta-feira. “Da mesma forma que a gente cobra dos municípios, vamos cobrar do Estado”, afirmou Nominando. Ele disse que a comunicação ao governo será feita pelo conselheiro Fernando Catão, relator das contas de 2014.

Ainda de acordo com Nominando, o governador Ricardo Coutinho será notificado para dizer qual a secretaria que vai ordenar a despesa e quanto o governo vai gastar com os eventos, a exemplo do 'Circuito do Forró', programado para acontecer em Campina Grande durante o mês de junho. A programação do evento ainda está sendo fechada, mas já está decidido que as despesas serão pagas pela Secretaria de Cultura do Estado. “O tribunal não exige dos prefeitos? Com o governo do Estado não pode ser diferente”, diz Nominando.

A resolução que obriga as prefeituras a informarem os gastos com festas começou a valer em março de 2013. No caso dos municípios, a responsabilidade pela apresentação das informações é dos prefeitos. Já no caso do governo do Estado, os ordenadores de despesa são os secretários e não o governador. Para o TCE, são considerados gastos com festas eventos comemorativos de Carnaval ou festas juninas.

Relator das contas de 2014 do governador Ricardo Coutinho, o conselheiro Fernando Catão explicou que a determinação é um procedimento adotado pelo Tribunal de Contas para todos os jurisdicionados, inclusive verificando os aspectos orçamentários.

Indagado sobre o que pode acontecer se o governo não cumprir com as determinações, ele disse que a resolução já prevê as penalidades.

O artigo 4º do texto diz que a não apresentação da documentação dentro do prazo ensejará a aplicação de multa ao responsável no valor de R$ 1 mil, acrescido de R$ 100 por dia de atraso. O prazo para envio dos documentos ao TCE é de 30 dias, contados do último dia do mês da festividade.

Desde a edição da Resolução do TCE que não havia notícia de gastos do governo com qualquer tipo de festividade. Só este ano é que o governador Ricardo Coutinho tomou a iniciativa de fazer o 'Circuito do Forró' em paralelo com a programação do Maior São João do Mundo da Prefeitura de Campina Grande. A contratação dos artistas está sendo feita pela Secretaria de Interiorização, mas o pagamento é de responsabilidade da Secretaria de Cultura. A secretária executiva da pasta, Amazile Vieira, informou que não consta do orçamento de 2014 nenhuma verba específica para o evento.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp