‘Eternos’ candidatos não desistem nunca

Mesmo em partidos pequenos e com poucos recursos para campanha, políticos não abrem mão da disputa eleitoral

Eles não desistem nunca e participam de cada eleição como se fosse a primeira. Com poucos recursos e muita disposição, os ‘eternos’ candidatos nunca foram eleitos, mas se mantém na luta.

Obstinados, não priorizam conquistar mandatos, mas apresentar propostas. Neste grupo, estão Antônio Bala Barbosa (PMN), Antônio Radical (PSTU), Marcelino Rodrigues (PSTU), Lourdes Sarmento (PCO) e Petroníla Gonçalves (PSDB), a ‘Deusinha’, e quatro presidenciáveis.

Bala Barbosa (PMN) está na vida político-partidária há 32 anos e disputa este ano a 6ª eleição. Em 1982, ele foi candidato a vereador de Campina Grande pelo PMDB. Depois, concorreu a deputado estadual, senador, deputado federal e vice-prefeito de João Pessoa. Em todas, não conseguiu a eleição.

Apesar do insucesso nas urnas, Bala se sente um vitorioso.

“Praticamente sem recursos, tive votações expressivas. O mais importante não é ser eleito, mas não se dobrar aos esquemas políticos e defender uma saúde pública e uma educação de qualidade. Além disso, muitas propostas nossas foram incorporadas pelos eleitos, seja no âmbito do Poder Executivo ou no Legislativo”, ressaltou Bala Barbosa, candidato a deputado federal pelo PMN.

PERSISTE
Por sua vez, a líder comunitária de Campina Grande Petronília Gonçalves, conhecida como ‘Deusinha’, depois de tentar por cinco vezes, sem sucesso, ser eleita vereadora em Campina Grande, busca agora uma cadeira na Assembleia Legislativa da Paraíba.

“A vontade de trabalhar pelo povo pobre da Paraíba não me deixa desistir. Sou uma mulher de fibra e vou disputar as eleições até quando Deus quiser”, explicou ‘Deusinha’. Ele foi candidata em 1992, 1996, 2000, 2004 e 2008.