Fátima Bezerra assume governo

Presidente do TJPB é a segunda mulher a assumir o Governo do Estado; desembargadora permanecerá no cargo por 3 dias.

O governador Ricardo Coutinho (PSB) transmitiu ontem a chefia do Poder Executivo para a presidente do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB), desembargadora Maria de Fátima Bezerra Cavalcanti, que permanecerá no cargo por 3 dias.

A solenidade ocorreu no Palácio da Redenção e contou com as presenças de deputados, auxiliares do governo, desembargadores, advogados e membros do Ministério Público. O marido da desembargadora Fátima, o ex-governador José Maranhão, não compareceu ao evento.

“Este é um ato de civilidade, de respeito ao próximo. Este é um ato de respeito entre os Poderes”, destacou Ricardo Coutinho em seu discurso. A posse da desembargadora Fátima foi uma forma de o governador homenagear as mulheres paraibanas pela passagem do Dia Internacional das Mulheres comemorado no mês de março (dia 8).

A magistrada é a segunda mulher a assumir o governo do Estado. A primeira foi Lauremília Lucena, que como vice-governadora teve a oportunidade de assumir por alguns dias o cargo na ausência do então governador Cássio Cunha Lima.

Ricardo se ausentará do Estado em virtude da viagem que fará a Brasília a fim de tratar da liberação de recursos junto ao governo federal. O vice-governador Rômulo Gouveia (PSD), o segundo na linha de sucessão, também está viajando, à Bahia, bem como o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ricardo Marcelo (PEN), que está no interior da Paraíba.

Durante a solenidade, o governador revelou da sua admiração pela desembargadora Fátima e disse que já havia pensado em passar para ela o comando do Poder Executivo.

Emocionada, a desembargadora Fátima Bezerra agradeceu ao governador Ricardo Coutinho pela oportunidade de assumir o governo do Estado. Ela disse que apesar do pouco tempo que passará no cargo, não vai decepcionar o povo da Paraíba.

“Hoje cabe a mim como presidente do Tribunal de Justiça ocupar a cadeira maior do Executivo do Estado. É uma honra muito grande não somente para mim, como representante do Poder Judiciário, mas na qualidade de mulher ocupar o cargo de governadora do Estado da Paraíba, interinamente”, destacou.

Fátima Bezerra Cavalcanti, no discurso de posse, assegurou que as suas linhas de trabalho serão as mesmas: “ética e dignidade”. Mais adiante, enfatizou que, para ela, ocupar o cargo de governadora era simbólico. “Gostaria de nesses três dias ouvir as mulheres e conversar de perto, ouvir seu sonhar, seu sofrer, de cada mulher. Só assim, quem sabe, poderemos tornar sonhos em realidade e desesperança em esperança”, assegurou a magistrada.

A governadora recém-empossada lembrou que outros desembargadores presidentes do Tribunal de Justiça já assumiram de forma temporária o Executivo Estadual.

“Desde a instalação do Tribunal de Justiça da Paraíba, em 15 de outubro de 1891, quinze desembargadores se afastaram da Presidência da Corte, por períodos variados, para exercer o cargo de governador do Estado, em substituição ao chefe do Executivo”.