Gasto de prefeituras com folha aumenta 15,13%

Despesa dos municípios com pessoal foi superior a R$ 600 milhões nos primeiros 2 meses de 2012

A folha de pagamento das prefeituras paraibanas ficou 15,13% mais cara nos dois primeiros meses deste ano, com crescimento de mais de R$ 64 milhões em relação a 2012.

Somando prefeituras, câmaras, fundos municipais e autarquias, o aumento foi de 13,86%. Por outro lado, as despesas com diárias reduziram 11,19%, embora apresentem disparidades se comparado ao ano passado. Cajazeiras, Princesa Isabel e São José de Princesa foram as campeãs nos gastos com diárias, superando João Pessoa e Campina Grande.

Nos meses de janeiro e fevereiro de 2012, a folha de pagamento dos municípios paraibanos (prefeituras, câmaras, fundos municipais e autarquias) fechou em R$ 527.301.234,21.

Este ano, de acordo com o Sistema de Acompanhamento da Gestão dos Recursos da Sociedade (Sagres), do Tribunal de Contas do Estado (TCE), os 223 municípios gastaram R$ 600.388.661,66 com pessoal. A folha mais cara é a de Campina Grande (R$ 155.814.992,95), seguida por João Pessoa (R$ 102.201.170,89), Santa Rita (R$ 11.168.882,63), Patos (R$ 10.654.102,63) e Serra Branca (R$ 10.570.412,59) – este, inclusive, superando municípios como Cabedelo, Bayeux, Cajazeiras e Sousa.

O Sagres é uma ferramenta de transparência do TCE. Para o chefe da Controladoria Regional da União (CGU) e presidente do Fórum Paraibano de Combate à Corrupção (Focco), Fábio da Silva Araújo, a disponibilização dos dados financeiros é importante para que a sociedade saiba como as prefeituras e câmaras estão aplicando os recursos com pessoal, diárias, insumos, entre outras despesas. "Embora as instituições e órgãos de controle utilizem essas informações, é importante o acesso da sociedade, que deve ser a principal interessada na aplicação desses recursos”, disse.