Gervásio assume presidência da ALPB como trampolim para 2018

Filiado ao PSB, o deputado espera ser o nome do partido para suceder Ricardo. 

Colocado como nome favorito do governador Ricardo Coutinho (PSB) para a disputa ao governo do estado em 2018, o deputado Gervásio Maia (PSB) tomou posse na presidência da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) mirando no projeto socialista. O evento foi realizado na Sala de Concertos do Espaço Cultural José Lins do Rego, que ficou repleta de autoridades, dentre eles dezenas de prefeitos aliados. “Assumo o cargo de presidente da Assembleia Legislativa com a certeza que nossa missão não termina aqui”, bradou Maia ao final do discurso, arrancando aplausos de centenas de servidores e e membros do “coletivo girassol” presentes à posse.  

O evento deixou bem claro que, apesar de nas últimas eleições ter pregado o fim das oligarquias políticas, Ricardo Coutinho deve se unir à família Maia no pleito de 2018. Em seu discurso, o socialista defendeu que o apoio à carreira política de Gervásio Maia havia sido traçado anos antes em diálogo com o pai homônimo do novo presidente, embora naquele momentos estivessem em campos opostos na Assembleia.  “Esta posse representa muito porque é como se eu lembrasse de conversas que eu tive com o pai de Gervásio Maia. Naquele momento eu não conseguia captar, era como se se fosse uma premonição. Ele me pedia coisas acerca da caminhada do filho na política e sobre a vontade dele de que eu estivesse ao lado dessa caminhada”, relatou o governador. 

Gervásio demonstrou gratidão ao apoio do Coutinho ao seu projeto de poder. “Eu me sinto como se eu já tivesse uma vida inteira dentro do PSB. Tenho convicção, pelo novo cenário que se instalou na Paraíba, que o povo não aceitará jamais o retrocesso. Tenham certeza que estaremos uníssonos, combatendo o bom combate, combate das boas lutas pela democracia e para um futuro melhor”, disse. 

>>> Gervásio refaz caminho do pai, mas ainda vai penar para se igualhar ao avô

A nova Mesa Diretora da Assembleia Legislativa será composta pelos deputados Gervásio Maia, presidente; Bosco Carneiro, 1º vice-presidente; Inácio Falcão, 2º vice-presidente; Genival Matias, 3º vice-presidente; Edmilson Soares, 4º vice-presidente; Ricardo Barbosa, 1º secretário; Branco Mendes, 2º secretário; Galego Sousa, 3º secretário; e Jeová Campos, 4º secretário. 

História

Nascido em abril de 1975 e advogado, o futuro presidente do Poder Legislativo estadual é casado com a advogada Manuela Maia. Filho do ex-deputado Gervásio Bonavides Mariz Maia e neto do ex-governador da Paraíba, João Agripino Filho. A primeira experiência política de Gervásio Maia foi no ano de 2002, quando foi eleito deputado estadual pelo PMDB com 26.152 votos. Atualmente exerce o quarto mandato de deputado estadual e integra a Comissão de Constituição, Justiça e Redação e Comissão de Administração, Serviços Públicos e Segurança na Assembleia Legislativa da Paraíba. O pai e o avô são suas referências na vida e na política.