Gonzaga Rodrigues recebe Título de Cidadão Pessoense

Vivendo em João Pessoa desde 1951, jornalista Gonzaga Rodrigues recebe nesta quarta-feira (6) Título de Cidadão Pessoense.

A Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) concede hoje, às 15h, a Medalha do Mérito da cidade de João Pessoa e o Título de Cidadão Pessoense ao jornalista, escritor e colunista do JORNAL DA PARAÍBA Luiz Gonzaga Rodrigues. A propositura é do vereador Bruno Farias (PSS) e a entrega acontecerá no Plenário Senador Humberto Lucena. Gonzaga é natural de Alagoa Nova e vive em João Pessoa desde 1951.

“É um destaque, não sei se merecido, mas um destaque ao trabalho da imprensa, do qual eu participei. Vejo como uma homenagem coletiva à categoria, de doação ao jornalismo”, declarou Gonzaga Rodrigues, que começou a trabalhar como jornalista em 1952. “Já completei 60 anos de jornalismo e garanto que só deixo quando eu morrer”, acrescentou o jornalista, aos 80 anos.

Segundo Gonzaga, a CMJP já havia aprovado um Título de Cidadão Pessoense há cerca de 30 anos, mas que nunca foi entregue. “Fico muito feliz com mais essa homenagem”, declarou.

“A Medalha do Mérito da cidade de João Pessoa é a mais alta condecoração do Regimento Interno da Casa, e Luiz Gonzaga Rodrigues demonstra, com sua história, ser merecedor dessa honraria”, disse o autor da propositura, vereador Bruno Farias.

Gonzaga Rodrigues estreou no jornalismo no extinto jornal O Norte. Seu ingresso no jornal A União se deu alguns anos depois, onde trilhou seus primeiros passos como repórter, redator e secretário de redação, consolidando sua carreira.

Passou pela redação de outros jornais e atualmente publica três crônicas semanais no JORNAL DA PARAÍBA. Gonzaga tem procurado, ao longo das mais de cinco décadas atuando em jornais, ser uma voz na tentativa de efetivar essa aproximação: jornal e livro. As crônicas de Gonzaga Rodrigues o levaram à imortalidade em 1993, quando passou a ocupar a cadeira de Allyrio Wanderley na Academia Paraibana de Letras. Gonzaga ainda foi secretário de Comunicação do Estado e do município, presidente da Associação Paraibana de Imprensa por duas vezes e da Academia Paraibana de Letras.