Governo inicia cadastramento para auxiliar artistas sem trabalho na Paraíba

Edital com a abertura das inscrições foi lançado nesta terça.

O governo da Paraíba deu início nesta terça-feira (31) ao cadastramento de artistas que estão impossibilidade neste período de isolamento domiciliar devido à pandemia do novo coronavírus (Covid-19) e que precisam de um auxílio financeiro. O edital de chamamento foi publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) desta terça.

O projeto ‘Meu Espaço’ pretende beneficiar mais de 70 artistas de diversas áreas impossibilitados de promover atividades culturais como teatros, casas de shows, praças, restaurantes e bares com um auxílio de R$ 1 mil.

Pra participar, em troca do auxílio em dinheiro, eles devem gravar um vídeo, que será transmitido totalmente online pela Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc). “A ideia surgiu para incentivar artistas a produzirem programação virtual que poderá ser acompanhada pelo público através das redes sociais”, destaca Nézia Gomes, presidente da Funesc.

Como participar

Deste modo, o credenciamento será apenas para artistas individuais, grupo de artistas que comprovem residir no mesmo endereço ou ainda para propostas coletivas, desde que sejam gravadas remotamente, atendendo ao isolamento domiciliar.

As propostas artísticas selecionadas deverão ser gravadas na residência do artista ou dos artistas envolvidos no projeto e quando necessário apenas com participação ou apoio de membros que residam no mesmo local.

O período de inscrições teve início nesta terça-feira e segue até o dia 10 de abril. Entre 11 a 13 de abril serão analisados os pedidos. O resultado será divulgado no dia 14 de abril, quando serão abertos os prazos até o dia 19 de abril, para o envio da documentação, e até o dia 24 de abril para o envio dos vídeos. Após a análise do material, eles serão transmitidos no dia 28 de abril.

As propostas vão ser avaliadas conforme os seguintes critérios: documental, clareza na inscrição, comprovação da atuação artística, conformidade com os objetivos do edital, viabilidade da proposta e qualidade técnica da proposta. Veja, abaixo, o número de vagas, o tamanho dos vídeos e o tipo de vídeo que pode ser enviado de acordo com cada área:

Contação de histórias
Vagas: 9
Tamanho do vídeo: entre 20 e 40 minutos
Produção de vídeos voltados ao público infantil que estimulem a formação, produção, reflexão e fruição do incentivo à leitura e acesso a literatura infantil

Circo
Vagas: 13
Tamanho do vídeo: entre 5 e 40 minutos
Propostas de produção de vídeos, que estimulem, através de performances circenses, apresentações de números/quadros, esquetes de palhaçaria, oficinas de construção de equipamentos de circo e/ou ensino-aprendizagem, depoimentos de trajetórias de vida, o incentivo, a formação e a disseminação do acesso às artes circenses.

Teatro
Vagas: 13
Duração do vídeo: entre 20 e 30 minutos
Propostas de produção de vídeos que estimulem, através de performances teatrais, como monólogos, esquetes de espetáculos, atividades formativas, o incentivo e a disseminação do acesso às artes cênicas.

Dança
Vagas: 13
Tempo do vídeo: entre 5 e 40 minutos
Propostas de produção de vídeos, que estimulem, através de coreografias, performances, vídeo dança, oficinas, depoimentos de trajetória de vida e outras abordagens do universo da dança, o acesso à fruição e à formação dentro desta linguagem artística.

Literatura
Vagas: 6
Tamanho do vídeo: entre 20 e 40 minutos
Propostas de produção de vídeos que estimulem, através de performances poéticas e/ou apresentações de obras literárias, a formação, produção, reflexão e fruição do incentivo à leitura e acesso a literatura.

Histórias em quadrinhos
Vagas: 4
Tamanho do vídeo: entre 10 e 40 minutos
Propostas de produção de vídeos que estimulem a formação, produção, reflexão e fruição da linguagem das Histórias em Quadrinhos (HQs) e/ou sua correlação e hibridismo com outras linguagens artísticas – literatura, artes visuais, artes cênicas, cinema, games e artes digitais, entre outras através de propostas artísticas e/ou educativas.

Música
Vagas: 15
Tamanho do vídeo: entre 10 e 40 minutos
Propostas de produção de vídeos que estimulem, através de performances musicais (instrumentais ou cantadas) entretenimento, informação, formação, produção, interatividade e reflexão.

Culturas populares
Vagas: 8
Tamanho do vídeo: entre 10 e 40 minutos
Propostas de produção de vídeos que estimulem, através de apresentações, oficinas e depoimentos de trajetória de mestres, a formação, o incentivo à disseminação e valorização das culturas populares tradicionais como o coco de roda, ciranda, lapinha, embolada, repente, aboio, reisado, toré, capoeira, etc.

Artes visuais
Vagas: 7
Tamanho do vídeo: entre 20 e 40 minutos
Propostas de produção de vídeos sobre pintura, grafite, desenho, gravura, fotografia, arte digital, vídeo, objeto, escultura, instalação, performance e outros meios apropriados às artes visuais, que promovam o acesso do público através de audiovisual, relativo ao ambiente de trabalho e vivência dos artistas, de modo a evidenciar seus processos de pesquisa, criação e interação com o meio.

Poesia falada
Vagas: 7
Tamanho do vídeo: entre 15 e 30 minutos
Propostas de produção de vídeos no contexto das performances poéticas improvisadas praticadas como nas batalhas de slam e hip hop, estimulando formação, reflexões sobre periferia e respeito aos direitos humanos.

Cinema
Vagas: 10
Tamanho do vídeo: entre 5 e 10 minutos
Propostas de roteiros para produção de curtas-metragens que retratam os temas isolamento, saúde mental e resiliência nas categorias de ficção, documentário, animação ou infantil (entre 5 e 10 minutos de duração).