Governo quer pressão da CUT e da CTB para que AL vote empréstimo

Secretário de Finanças pede que sindicatos pressionem deputados de oposição. Entidades prometem mobilização na Assembleia em prol de empréstimo ao BNDES.

Da Redação
Com informações da Secom-PB

O secretário estadual de Finanças, Marcos Ubiratan, aproveitou um encontro que teve no final da tarde desta segunda-feira (6) com representantes sindicais da Paraíba para pressionar a Assembleia Legislativa da Paraíba a votar o pedido de empréstimo feito pelo governador José Maranhão ao BNDES, que para ser liberado precisa da aprovação da Casa.

O encontro contou com o deputado estadual Rodrigo Soares (PT), com o presidente estadual da Central Única dos Trabalhadores na Paraíba, Luís Silva, e com o presidente executivo da Central dos Trabalhadores do Brasil, Geraldo Lima. Na oportunidade, Ubiratan pediu o apoio das entidades sindicais para pressionar o legislativo estadual a votar o projeto.

O pedido surtiu efeito. Luís Silva, presidente da CUT, anunciou logo após o encontro que os 102 sindicatos filiados à entidade serão mobilizados para sensibilizar os deputados estaduais a aprovarem o empréstimo.

Segundo a assessoria de imprensa da Secretaria, Marcos Ubiratan explicou aos sindicalistas os projetos e as obras que serão contemplados com os recursos provenientes do empréstimo. “A Paraíba poderá receber nessa transação R$ 191 milhões, mas para isto a Assembleia Legislativa deve votar a lei que autoriza o empréstimo”, destaca.

Já em campanha em prol do empréstimo, Luís Silva disse que ficou claro que o foco dos investimentos será na qualidade de vida da população paraibana, na medida em que o dinheiro serviria para a conclusão de hospitais, obras de saneamento básico, entre outras.

“Não entendemos como a mesa diretora não poderia colocar este projeto em votação”, destacou, acrescentando que será papel da CUT e da CTB informar a sociedade de forma clara sobre o que está acontecendo e assim pedir para todos pressionem os parlamentares e exigir a aprovação do empréstimo.

Luís Silva informou que a partir desta terça-feira (7) a CUT vai mobilizar os 102 sindicatos filiados à entidade. “Vamos propor uma entrevista coletiva para colocar a sociedade à par da situação. Também vamos às galerias da Assembléia com faixas e cartazes pedindo a aprovação do empréstimo”.

Já o deputado estadual Rodrigo Soares, que acompanhou a reunião como membro da Assembleia Legislativa, disse que o encontro foi importante. “As mesmas informações encaminhadas ao Poder Legislativo pelo Governo do Estado foram repassadas às centrais sindicais, que viram que o empréstimo vai contemplar a geração de emprego e renda através da conclusão de obras”, comentou, ressaltando que a não aprovação do empréstimo só iria prejudicar a Paraíba.

“Espero que a Assembléia aprove o empréstimo na sessão desta terça-feira (7), até mesmo porque ele foi colocado para ser apreciado em caráter de urgência urgentíssima”, acrescentou.