Impasse com Mesa da AL adia votação de projetos do governo

Líder do governo na Casa, deputado Hervázio Bezerra, pediu para que os projetos fossem incluídos na pauta, mas teve requerimento negado.

Um impasse ontem pela manhã da Assembleia Legislativa da Paraíba não permitiu a votação de dois projetos de lei e quatro mensagens do governo do Estado enviadas para a Casa em caráter de urgência urgentíssima.

O líder do governo na Casa, deputado Hervázio Bezerra (PSB), apresentou requerimentos para que os projetos fossem incluídos automaticamente na pauta de votação, no entanto, o pedido foi negado pela Mesa Diretora.

Os projetos de lei foram os de números 1.797 e 1.824/2013, já as mensagens são referentes à modernização do programa ‘Gol de Placa’, criação do Serviço de Transporte Público Complementar e implementação do Serviço de Inteligência da Polícia Militar, além da remissão de débitos de multas do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA).

A Procuradoria Jurídica da ALPB foi acionada para avaliar a legalidade de aprovação dos requerimentos, no entanto, o resultado não foi apresentado em plenário. O projeto de lei de número 1.797 trata da criação da taxa de registro de contratos de financiamento com cláusula de alienação fiduciária, de arrendamento mercantil, de compra e venda com reserva de domínio ou de penhor de veículos automotores da Paraíba.

CAGEPA

Enquanto o projeto de número 1.824 autoriza o Poder Executivo a abrir, no corrente exercício, ao orçamento da Infraestrutura, o crédito especial no valor de R$ 14.583 milhões, destinado ao aporte de capital da Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa) para atender a exigências formais do BNDES, para transferência de recursos ao Estado.

“Como vamos votar uma matéria de forma irresponsável se sequer temos uma cópia desses projetos?”, alegou o deputado Bado Venâncio (PEN).

PREJUÍZO COM EMBATE PODE PREJUDICAR CLUBES

Caso não seja aprovado o projeto, no próximo ano os clubes de futebol paraibano poderão não receber recursos do programa ‘Gol de Placa’. O projeto do Executivo propõe nova metodologia para desburocratizar o repasse dos recursos levantados pelos contribuintes patrocinadores aos clubes, estabelecendo que a transferência do montante seja efetivada através da venda de ingressos.

Segundo o governador Ricardo Coutinho, com a medida, as obrigações relativas à prestação de contas pelos clubes beneficiários estariam superadas. "Se a Assembleia não aprovar este ano, o governador não terá condições de colocar em prática este projeto, consequentemente, significa prejuízo para o futebol da Paraíba”, destacou Hervázio Bezerra. Com a nova metodologia utilizada, os ingressos deverão ser distribuídos pelos clubes através de trocas por cupom fiscal.

Parte desses ingressos será reservada para beneficiários do programa Bolsa Família.