Incentivador da Lei da Ficha Limpa dá palestra na PB

Juiz Marlon Reis participará do lançamento da campanha ‘Voto vendido, povo vencido’, na terça-feira (15).

Articulador do projeto de iniciativa popular que resultou na Lei da Ficha Limpa, o juiz Marlon Jacinto Reis vai estar em João Pessoa nesta terça-feira (15). Ele dará uma palestra durante o lançamento da nova etapa da campanha ‘Voto vendido, povo vencido’, no Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB), a partir das 14h.

Marlon é juiz titular da 58ª Zona Eleitoral do Maranhão. Além de ter articulado a Ficha Limpa, ele é um dos fundadores do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral, rede de abrangência nacional que reúne as mais importantes organizações sociais brasileiras. O magistrado também o primeiro a impor aos candidatos a prefeito e a vereador revelarem os nomes dos financiadores de suas respectivas campanhas, antes da data da eleição. A medida foi adotada pelo Tribunal Superior Eleitoral e virou uma regra nacional.

O juiz lançou este ano o livro ‘O Nobre Deputado’, onde apresenta os resultados de uma pesquisa inédita: conseguiu ouvir pessoas que participam dos meandros da política sobre como se define a eleição de um deputado federal ou estadual. Para que isso fosse possível, foi necessário lhes assegurar o mais absoluto anonimato.

O livro também será lançado após a palestra do juiz no Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba.