Locais de votação não têm estrutura na Paraíba

Falta de estrutura provocou mudanças em pelo menos cem seções eleitorais.

Problemas nas estruturas e reformas em prédios públicos, principalmente nas escolas estaduais e municipais, em várias cidades da Paraíba, estão provocando mudanças de cerca de cem seções eleitorais. Além de paredes em ruínas, os educandários apresentam problemas elétricos e hidráulicos, além de portas e janelas quebradas. As secretarias de Educação do Estado e prefeituras informam que estão disponibilizando outros prédios e apressando as reformas até o dia 14 de setembro, prazo final estabelecido pela Justiça Eleitoral.

Em Campina, por exemplo, a chefe do cartório da 17ª Zona, Sandra Farias, informou que oito seções da Escola Municipal Antônio Mariz, no bairro Novo Cruzeiro, serão transferidas para outra unidade da prefeitura próxima ao educandário. Sandra explicou que, no Antônio Mariz, as estruturas são precárias e há problemas nas instalações elétricas. Outra mudança ocorrerá no distrito de Galante. Ela informou que a Escola Estadual Monsenhor Sales também tem problemas estruturais e as seções deverão ser transferidas para a Escola Isabel Rodrigues.

Sandra Farias ainda citou que pode haver também transferências das seções da Escola Estadual Raul Córdula, no bairro Presidente Médici, caso as reformas não sejam concluídas.

Na 16ª Zona, houve mudanças de parte das seções da Escola Municipal Anésio Leão para a SAB do Monte Castelo, revelou a chefe do cartório, Josineide Medeiros. Na 71ª Zona, há problemas estruturais na Escola Francisca Poetisa, no bairro do Jeremias, e as seções eleitorais poderão ser transferidas para a creche Galdino.

Na 72ª Zona, houve a transferência de seções da escola municipal Mauro Luna, na comunidade Lagoa de Dentro, para a Escola Estadual Joaquina Sampaio, no Serrotão. Também houve a desativação de seções no anexo do Senai, no bairro da Prata, e a mudança das seções para a Escola Nossa Senhora do Rosário. A transferência se deu porque no anexo foi instalado um laboratório e fica inviável a instalação de urnas eletrônicas.

LOCAIS DE VOTAÇÃO MUDAM NO SERTÃO

Na 35ª Zona Eleitoral, em Sousa, no Sertão, foram desativadas cinco seções que funcionavam na Escola Municipal Antônio Teodoro Neto, no bairro Mutirão, que apresenta problemas estruturais como paredes rachadas e deficiência nas instalações elétricas e hidráulicas.

O chefe do cartório, João de Deus Araújo, disse que as urnas eletrônicas vão ser transferidas para o prédio do CRAS (Centro de Referência da Assistência Social), próximo ao educandário. Também haverá transferências das seções da Escola Francisco Carlos, cuja estrutura é precária. O novo local de votação ainda será definido.

Também sediada em Sousa, a 63ª Zona abrange vários municípios, entre os quais São José da Lagoa Tapada, onde uma escola municipal e outra estadual passam por reformas. Diante disto, 16 seções eleitorais foram transferidas para a Escola Maria Marques.

Em Patos, foram desativadas as seções que funcionavam na unidade cultural municipal. No local, está sendo construído um teatro. A chefe do cartório da 65ª Zona, Maria Jaciana Sampaio, ressaltou que as seções foram transferidas para a escola Branca de Neve. Na 42ª Zona, com sede em Cajazeiras, estão sendo realizadas vistorias nos locais de votação na sede – Cajazeiras – e demais cidades, entre elas Bom Jesus. Uma escola municipal na comunidade Morada Nova passa por reformas sem previsão de conclusão. Sendo assim, as seções foram transferidas para prédios públicos na zona urbana.

JUSTIÇA ELEITORAL PROMOVE VISTORIAS

Em João Pessoa, a Justiça Eleitoral detectou problemas de infraestrutura em uma escola, no Costa e Silva. “As condições do prédio são precárias e, se não houver reparos, as seções vão ser transferidas”, informou a chefe do cartório da 77ª Zona, Tânia Neves de Freitas. O fato já foi comunicado à Secretaria de Educação do Estado.

Na 64ª Zona Eleitoral, a maioria dos locais de votação está em condições de funcionamento. O maior problema se concentra na Escola Professa Liliosa Paiva Leite, no Cristo Redentor, onde serão solicitados reparos à Secretaria de Educação do Estado.

Nas demais zonas eleitorais (1ª e 70ª ), estão sendo feitas as vistorias.

Na 6ª Zona, sediada em Itabaiana, a Justiça Eleitoral intensifica as vistorias nos prédios onde funcionam os locais de votação também em outras cidades. O chefe do cartório, Fernando Sá de Melo, disse que até agora só houve desativação de uma escola na zona rural de Salgado de São Félix, com transferência de seção para outro imóvel.

SECRETARIAS GARANTEM REFORMAS

A Secretaria Estadual de Educação informou que as reformas nas escolas, muitas delas em parceria com a Suplan, vão ser concluídas até agosto a tempo de funcionar como locais de votações com toda a estrutura, a exemplo das instalações hidráulicas e elétricas, portas e banheiros novos. Dentre elas, está a Escola Raul Córdula, em Campina. Em João Pessoa e demais cidades, dezenas de escolas passam por reformas, a exemplo de São José da Lagoa Tapada.

Em Campina Grande, a Secretaria de Educação informou que já está programada uma reforma para a Escola Municipal Antônio Mariz. Já as obras do Anésio Leão foram iniciadas e em breve serão concluídas. A prefeitura de São José da Lagoa Tapada e Sousa também garantiram que vão reformar os educandários.