Lucélio Cartaxo registra candidatura ao governo da Paraíba no TRE

Candidato do PV tem Micheline Rodrigues (PSDB) como companheira de chapa.

Lucélio registrou sua candidatura junto com os outros componentes da chapa (Foto: Jhonathan Oliveira)
Lucélio registrou sua candidatura junto com os outros componentes da chapa (Foto: Jhonathan Oliveira)

A candidatura de Lucélio Cartaxo (PV) ao governo do estado foi registrada no começo da tarde desta terça-feira (13) no Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB). Ele tem Micheline Rodrigues (PSDB) como candidata a vice-governadora, e conta também com Cássio Cunha Lima (PSDB) e Daniella Ribeiro (PP), como candidatos ao Senado Federal, na coligação ‘Força da Esperança’.

Irmão gêmeo do prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo (PV), Lucélio é ex-superintendente da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) e ex-presidente da Companhia Docas da Paraíba. Ele entrou na disputa em uma espécie de substituição ao irmão, que desistiu de concorrer alegando falta de unidade no bloco das oposições. Durante o registro, ele também apresentou seu Plano de Governo, que conta com 410 sugestões feitas pela internet. Segundo ele, o documento foi elaborado “ouvindo ideais, ouvindo sugestões”.

Esta vai ser a segunda eleição disputada por Lucélio Cartaxo. Em 2014, ele concorreu ao Senado e obteve mais de 500 mil votos, mas não foi eleito. Na época ele ainda era filiado ao PT e disputou na chapa do governador Ricardo Coutinho (PSB).

Outros candidatos

Além de Lucélio, outros três candidatos formalizados em convenções partidárias já se registraram no TRE-PB. Candidato pelo PSOL, o servidor público Tárcio Teixeira foi o primeiro a oficializar o nome para a disputa ao governo do estado. Ele foi ao TRE-PB no dia 30 de julho para registrar a sua candidatura, a da vice de sua chapa, Adjanicy Simplício, e dos dois candidatos ao Senado: Nivaldo Mangueira e Nelson Junior.

Já a candidatura de João Azevêdo (PSB) foi registrada na última quinta-feira (9). Apoiado pelo governador Ricardo Coutinho (PSB), João estava acompanhado da vice de sua chapa, a atual vice-governadora Lígia Feliciano (PDT), e dos deputados Veneziano Vital do Rego (PSB) e Luiz Couto (PT), que registraram a candidatura ao cargo de senador pelo PSB.

O senador José Maranhão (MDB) registrou a candidatura na segunda-feira (13). O emedebista tem Bruno Roberto (PR) como candidato a vice-governador e Roberto Paulino (MDB), único nome ao Senado Federal.

Única mulher a concorrer ao governo da Paraíba, Rama Dantas registra a sua candidatura no TRE-PB nesta terça-feira (14). A chapa sem coligação terá ainda o correligionário Hellber Emmanuel (PSTU) como candidato a vice-governador e não tem candidatos ao Senado.