Lula aceita convite de Dilma e vai ser o novo ministro da Casa Civil

Confirmação foi dada pelo líder do PT na Câmara, Afonso Florence. Definição foi acertada em reunião com Dilma.

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Siva (PT) vaia assumir a Casa Civil da Presidência da República, no lugar de Jaques Wagner. A informação, divulgada no final da manhã desta quarta-feira (16) pelo líder do PT na Câmara, deputado Afonso Florence (BA), foi confirmada em nota pela presidente Dilma Rousseff no começo da tarde.

Na nota, Dilma informou que Wagner passará a chefiar o gabinete pessoal da Presidência da República.

Na terça-feira (15), Lula se reuniu, no Palácio do Planalto, por mais de quatro horas com a presidente Dilma Rousseff e na manhã desta quinta-feira voltou ao palácio, por volta das 9h. Também participaram da reunião os ministros Jaques Wagner, Nelson Barbosa (Fazenda) e Aloizio Mercadante (Educação).

Desde ontem, a possibilidade de Lula ser nomeado ministro de Dilma repercute entre deputados favoráveis e contrários ao governo. Os petistas apoiam a iniciativa por conta da habilidade política do ex-presidente, enquanto os oposicionistas classificam a hipótese como tentativa de blindá-lo das investigações da Operação Lava Jato.

Além da troca de Wagner por Lula, Dilma também informou que o cargo de ministro-chefe da Secretaria de Aviação Civil (SAC) será ocupado pelo deputado federal Mauro Ribeiro Lopes (PMDB-MG).

(Atualizada às 14h20)