Maioria da bancada federal da PB deve votar em Marcelo Castro

Eleição do novo presidente da Câmara Federal acontece nesta quarta-feira.

Na corrida pela presidência da Câmara Federal, o deputado e ex-ministro da Saúde, Marcelo Castro (PMDB-PI), é candidato que deverá receber o maior número de votos da bancada da Paraíba. O nome de Castro foi o escolhido pela cúpula do PMDB após reunião a portas fechadas nesta terça-feira (12). Os peemedebistas Hugo Motta, Manoel Junior e Veneziano, que ocupam 25% das vagas da bancada paraibana, anteciparam que votarão em Castro. Os outros deputados da Paraíba devem direcionar o voto para correligionários. 

O deputado Rômulo Gouveia (PSD) está em campanha para o líder do seu partido, Rogério Rosso (PSD-DF). Líder do PSD, Rosso comandou a Comissão do Impeachment da presidenta Dilma Rousseff e é tido como um dos favoritos, entre os governistas, a ganhar a eleição.

O democrata Efraim Filho antecipou que vai votar em Rodrigo Maia (DEM-RJ), que pode ser o décimo segundo candidato a se registrar oficialmente. Maia é apontado como uma alternativa a nomes mais ligados a Eduardo Cunha (PMDB-RJ). A confirmação do nome de Maia na disputa, entretanto, pode levar a uma possível divisão na base aliada do presidente interino Michel Temer (PMDB). “Temer me ligou para trocar ideias, mas nunca para declarar apoio a mim ou simpatia a outros candidatos”, afirmou Rodrigo Maia.
 
Maioria da bancada federal da PB deve votar em Marcelo Castro
(FOTO: Fábio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil)
 
Quem também deve votar em Rodrigo Maia é o deputado Damião Feliciano. A decisão, no entanto, só deve ser tomada na hora da eleição, já que, segundo ele, a escolha do PMDB por Marcelo Castro provocou um impasse em seu partido.
 
Já o deputado Benjamin Maranhão (SD) ainda não faz ideia em quem votar. Ele disse que vai analisar os candidatos para fazer uma boa escolha. “Acredito que o futuro presidente acima de tudo deve ser alguém como nome limpo, que não tenha contra si qualquer denúncia ou investigação. Mas, sinceramente, ainda não tomei uma decisão quanto ao nome”, disse. 
 
Mesma dúvida tem ainda o deputado Wilson Filho, envolto na pré-candidatura à prefeitura de João Pessoa. O parlamentar disse que anda alheio às campanhas pela presidência da Casa e só deve definir o candidato na quarta-feira (13). 
 
A reportagem do JORNAL DA PARAÍBA entrou em contato com os deputados Aguinaldo Ribeiro (PP), Wellington Roberto (PR), Pedro Cunha Lima (PSDB) e Luiz Couto (PT), mas não obteve retorno.
 

Eleição nesta quarta-feira 
 
A eleição para a Presidência da Câmara dos Deputados está marcada para as 16 horas da quarta-feira (13), conforme ato assinado pelo presidente interino da Casa, deputado Waldir Maranhão (PP-MA), e pelos demais integrantes da Mesa Diretora. O eleito cumprirá, até fevereiro de 2017, o mandato do deputado afastado Eduardo Cunha (PMDB-RJ), que renunciou na última quinta-feira (7) à Presidência da Casa.
 
As candidaturas podem ser registradas até o meio-dia da quarta-feira. Serão admitidas candidaturas oriundas de qualquer bancada representada na Câmara e também candidaturas individuais. A ordem em que os nomes dos candidatos aparecerão na urna eletrônica será sorteada às 13 horas da quarta-feira. 
 
Como o número de candidatos é grande e cada um terá 10 minutos para se manifestar em plenário, assessores da Casa estimam que o primeiro turno se estenda até meia-noite. Pelo acordo firmado na segunda-feira (11) por lideranças partidárias, haverá um intervalo de uma hora para início do segundo turno. Em um eventual segundo turno, a disputa será decidida obedecendo aos seguintes critérios: maior número de mandatos e parlamentar mais idoso.