Manobra envolvendo Cavalcanti provoca ‘racha’ no PT nacional

Folha Online publicou matéria nesta quarta-feira (19) em que coloca mais uma vez o senador paraibano Roberto Cavalcanti (PRB) no centro da crise política.

Da Redação

A Folha Online, versão digital do jornal Folha de São Paulo, publicou matéria nesta quarta-feira (19) em que coloca mais uma vez o senador paraibano Roberto Cavalcanti (PRB) no centro da crise política que vive o Congresso Nacional. A matéria diz que uma manobra patrocinada pelo Palácio do Planalto pretendia nomear Cavalcanti e o senador Romero Jucá (PMDB-RR) para o Conselho de Ética da Casa, como forma de beneficiar o presidente José Sarney (PMDB-AP), que responde por 11 processos no Conselho.

A manobra, inclusive, teria provocado uma crise interna no PT nacional. O senador Aloízio Mercadante (PT-SP), por exemplo, ameaçou deixar a liderança da legenda no Senado Federal. "Se é para nomear novos conselheiros à minha revelia, que seja com outro líder", disse o petista, que reclama da manobra do Governo Federal e diz que tentam assim deixá-lo isolado.

A questão é que o PT tem duas vagas abertas no Conselho de Ética e integrantes da legenda defendiam que elas fosse ocupadas por senadores aliados do presidente do Senado.

Aloízio, que é favorável a que, pelo menos, uma das ações seja aprovada pelo Conselho, se nega a fazer isto e diz abertamente que é contra as nomeações de Roberto Cavalcanti e Jucá.

O líder petista defende que o processo referente à suposta participação do presidente do Senado em atos secretos seja aberto.