Maranhão segue com reforma e nomeia ex-deputado para Indústria e Comércio

Diário Oficial desta sexta-feira (8) traz nomeação de Antônio Quirino de Moura para a pasta. Jaqueline Abreu, primeira-dama de Cajazeiras, foi transferida para direção de hospital.

Karoline Zilah

Aos poucos, o governador José Maranhão (PMDB) vai reformando o cenário de sua lista de auxiliares administrativos, especialmente no que diz respeito aos cargos de secretários de Estado. Após mudanças na Aesa, Sudema, Controladoria Geral e Cagepa, a novidade desta semana é a substituição de nomes à frente da Secretaria Executiva de Indústria e Comércio, desmembramento da Secretaria de Estado do Turismo e do Desenvolvimento Econômico.

O Diário Oficial desta sexta-feira (8) trouxe a exoneração da primeira-dama de Cajazeiras, Jaqueline Sá Braga de Abreu. Quem a substitui é o ex-deputado estadual Antônio Quirino de Moura, que ocupava um cargo de assessor de assuntos parlamentares na Secretaria de Saúde.

Ele é o novo responsável por administrar a pasta de Indústria e Comércio. Jaqueline, que é esposa do prefeito Léo Abreu (PSB), foi remanejada para a diretoria administrativa do Hospital Regional de Cajazeiras.

Na cidade do Sertão paraibano, as informações são de que Léo Abreu pretende manter sua aliança com o Governo do Estado, apesar de ser filiado ao partido do prefeito de João Pessoa e pré-candidato ao Executivo estadual, Ricardo Coutinho. Abreu teria indicado o nome de Quirino para a secretaria e teria influenciado a transferência da primeira-dama de volta a Cajazeiras.

A “minirreforma” no Estado foi admitida pelo próprio governador, e já estaria sendo pensada por causa do calendário eleitoral, já que alguns de seus auxiliares políticos vão deixar as secretarias para concorrer a cargos eletivos nas próximas eleições, a exemplo de Giucélia Figueiredo (PT), Leonardo Gadelha (PSB) e Iraê Lucena (PMDB).