Ministério teria liberado verba para obra de JP sem licitação, diz oposição

Informações, sobre ação da prefeitura da capital, foram repassadas por aliados do governador Ricardo Coutinho.

Firmes na tese de que o Ministério das Cidades está retaliando o governo da Paraíba, aliados e auxilares do governador Ricardo Coutinho (PSB) dizem que estão sendo usados dois pesos e duas medidas no que se refere à liberação de dinheiro para os gestores.

É que de acordo com eles, o governo federal repassou mais de R$ 9 milhões à prefeitura de João Pessoa para pavimentação de ruas, sem que as obras tivessem sido licitadas. “Como é que se bloqueia dinheiro de uma obra em andamento (Viaduto do Geisel) e se libera dinheiro para obra sem licitação?”, questionou um auxiliar de Coutinho.

A alegação só “apimenta” o embate e fortalece o argumento socialista de que há revanchismo, segundo ele. A informação foi uma tréplica e veio depois que o ministro das Cidades, Bruno Araújo (PSDB), por meio de nota, afirmou que os R$ 17 milhões liberados por Dilma para a construção do Viaduto do Geisel foram bloqueados porque a gestão estadual não tinha feito a mediação da obra. De acordo com o ministério, só 22% estavam executados. O ministro disse ainda que o valor total só foi liberado por Dilma porque o Estado da Paraíba estava recebendo um tratamento privilegiado.

Na última sexta, o governador RC disse que o bloqueio não tinha justificativa e foi um possível ato de retaliação. Neste sábado, em entrevistas, e por meio de nota, o governador Ricardo Coutinho foi mais duro, “colocou sangue no olho” e partiu para o ataque. Afirmou que as medições já foram feitas e mais de 50% da obra já foram executados. Ele criticou e lamentou o tom político dado à nota do Ministério. Na nota, o governador fez questão de lembrar que a maioria das obras hoje executadas no Estado depende muito mais dos recursos do Tesouro estadual do que da União.

A moído está só no começo porque a nota oficial do governo da Paraíba também tem um tom político. “o Governo do Estado não hesitará, um segundo sequer, em lutar para que seja concluída. Mesmo diante de bloqueios e boicotes injustificáveis”, diz.

Nas próximas horas, aliados do governador prometem apresentar documentos para mostrar que o caso do Viaduto do Geisel recebeu um tratamento diferenciado, provavelmente por causa do postura pró-Dilma de Coutinho. Para ricardistas, a prefeitura de João Pessoa só esta sendo beneficiada por causa da relação amigável do PSD com o ministro Araújo, que já foi do partido.