Ministro nomeia tenente do Exército para coordenação da Saúde Indígena na Paraíba

Nome do militar foi publicado na edição do Diário Oficial desta sexta-feira (29).

Foto: Divulgação/PR
Ministro nomeia tenente do Exército para coordenação da Saúde Indígena na Paraíba
A nomeação do militar foi feita pelo ministro interino da Saúde, Eduardo Pazuello. Foto: Divulgação/PR

O ministro interino da Saúde, general Eduardo Pazuello, nomeou o segundo-tenente do Exército, Vilson Roberto Ortiz Grzechoczinski, como novo coordenador do Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) Potiguara. O órgão é responsável pelos cuidados com a saúde da população indígena da Paraíba. O nome do militar foi publicado na edição do Diário Oficial da União (DOU) desta sexta-feira (29).

Ele substituirá Helena Aguiar Rodrigues, que respondia pelo cargo desde agosto do ano passado. Ela foi exonerada também nesta sexta, na mesma publicação que anuncia o novo coordenador.

A área do DSEI Potiguara na Paraíba abrange uma população de quase 16 mil indígenas, que vivem em três municípios: Rio Tinto, Marcação e Baía da Traição, totalizando 32 aldeias.

Em 2019, os indígenas fizeram um protesto por causa da nomeação de Helena Aguiar Rodrigues. Na ocasião, os manifestantes eram contrários ao nome escolhido pelo Governo Federal, pois segundo eles, era fruto de uma indicação política e que os representantes indígenas não foram informados da mudança.