Ministros condenam dona do Banco Rural

Dona do Banco Rural e ex-vice-presidente da instituição foram condenados por gestão fraudulenta pelo STF.

O ministro Ricardo Lewandowski, revisor do processo do mensalão no STF (Supremo Tribunal Federal), votou ontem pela condenação da dona do Banco Rural Kátia Rabello e do ex-vice-presidente da instituição José Roberto Salgado por gestão fraudulenta. Lewandoswski ainda não concluiu seu voto e na próxima sessão, amanhã, deve retomar a análise da denúncia contra outros dois réus ligados ao banco.

Antes de Lewandowski, o relator do processo, Joaquim Barbosa, votou por condenar Rabello, Salgado e também o vice-presidente Vinícius Samarane e a ex-vice-presidente Ayanna Tenório.
Com votos do relator e do revisor do mensalão pela condenação por gestão fraudulenta, a situação dos dois réus ligados ao Banco Rural se complicou.

No Supremo, é tradição que os demais ministros sigam os votos do relator ou do revisor quando ambos tiverem o mesmo entendimento.

O voto pela condenação da dona do Rural e do ex-vice-presidente ocorreu depois de o ministro revisor apontar uma série de problemas na gestão do banco na época do mensalão.

O crime de gestão fraudulenta prevê prisão de 3 a 12 anos– a pena será definida ao final do julgamento, caso a condenação seja confirmada após o voto dos outros oito ministros.

Lewandowski afirmou que "os dirigentes do Banco Rural, usando expedientes fraudulentos, simularam uma situação contábil que de fato não existia".