Nota do Planalto e o convite

Aguinaldo Ribeiro foi convidado para assumir a pasta através de nota oficial da Presidenta. 

A demissão de Mário Negromonte e o convite para o deputado paraibano assumir o ministério foram anunciados em nota oficial entregue pela ministra-chefe da Comunicação Social, Helena Chagas. "O ministro das Cidades, deputado Mário Negromonte, entregou hoje [ontem] sua carta de demissão à presidente Dilma Rousseff. A presidente da República agradece os serviços por ele prestados ao país à frente da pasta e lhe deseja boa sorte em seus novos projetos. Para substituí-lo, a presidente convidou o deputado Aguinaldo Ribeiro".

Negromonte se tornou o sétimo membro do governo Dilma Rousseff a sair por denúncias de corrupção: Antônio Palocci (Casa Civil), Alfredo Nascimento (Transportes), Wagner Rossi (Agricultura), Pedro Novais (Turismo), Orlando Silva (Esportes) e Carlos Lupi (Trabalho) o precederam. O ex-ministro da Defesa Nelson Jobim também deixou o governo, mas por ter feito críticas públicas à gestão.

Com menos de um ano no exercício do seu primeiro mandato, Aguinaldo foi escolhido para a liderança do PP, na Câmara Federal. O paraibano Aguinaldo Ribeiro está entre os 60 parlamentares com mais influência no Poder Legislativo.

Filho do ex-prefeito de Campina Grande, Enivaldo Ribeiro (PP), e da prefeita de Pilar, Virgínia Veloso, e irmão da deputada estadual Daniella Ribeiro, Aguinaldo, que é administrador de empresas, iniciou sua carreira como presidente do Comitê Jovem do PP e depois coordenou campanha do seu pai.