icon search
home icon Home > política
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

POLÍTICA

Nova pactuação deverá ser em CG

Secretário não descartou a possibilidade do Hospital de Trauma de Campina Grande ser o próximo a adotar pactuação.

Publicado em 07/01/2012 às 12:26

O secretário de Estado da Saúde, Waldson Dias de Souza, falou ontem sobre a nova Organização Social (OS) qualificada. Ele ressaltou que não há como precisar em qual unidade a parceria deverá ser firmada. Porém, ele não descartou a possibilidade do Trauma de Campina Grande ser o próximo a adotar a pactuação.

“Temos vários hospitais em estudo. Não há ainda como definir em qual (será firmada a parceria com a Ação MedVida). Pode ser no Trauma de Campina ou em uma das 12 regionais.

Podemos definir o processo de expansão desde que cumpramos todos os passos legais”, frisou.

Waldson Dias de Souza lembrou que o governo possui duas organizações gerindo serviços em parceria com o Estado e esse número deverá ser expandido. “Temos o Hospital de Trauma e a UPA de Guarabira (em conjunto com o Instituto Social Fibra, de São Paulo), que a gente inaugurou no dia 26 de novembro”, afirmou. “E, no atual momento, nós temos organizações sociais se qualificando no Estado, ou solicitando à Sead (Secretaria da Administração) a sua qualificação, ou o Estado ratificando a qualificação de outros Estados”, observou.

No caso particular da Ação Medvida, o governo está ratificando a O.S. “Porque ela já possui experiência comprovada e ações importantes em vários hospitais no país, como São Paulo e outros Estados do Sul e Sudeste”, garantiu.

Ainda de acordo com Waldson, isso não significa que uma OS qualificada vá necessariamente gerir serviços, pois há ainda outros passos. “O Estado, depois, em estudo técnico, abre edital (público) e procedimento de concorrência”, esclareceu.

Se contarmos com a organização Ação MedVida, essa é a quarta OS a se qualificar junto ao governo estadual para o programa de pactuação de gestão. Além da Cruz Vermelha e da Fibra, que já estão atuando em parceria com o poder público, ainda há a Prosaúde.

“A gente não fez ainda a avaliação técnica da qualidade e do perfil técnico dessas que estão qualificadas. Apenas fizemos o procedimento na Cruz Vermelha e na Fibra”, explicou.

Durante a coletiva, o secretário também chegou a comentar o indeferimento da liminar pelo TRT, relacionada à gestão pactuada do Hospital de Trauma. “A liminar do TRT foi indeferida pela própria juíza, que reviu a decisão e autorizou a renovação por mais seis meses. Isso também é previsto em lei (a renovação do contrato), tendo em vista que há um procedimento administrativo licitatório em curso”, observou. (Cecília Noronha)

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp