Novo diretor do IPC diz que não deve haver mudanças no órgão em pelo menos dez dias

Prédio do IPC de João Pessoa está interditado desde 22 de março, corpos para necropsia estão sendo enviados para Campina Grande.

Intedição do IPCApós mais de um mês de interdição de sua unidade em João Pessoa, o Instituto de Polícia Científica (IPC) da Paraíba passa por uma mudança em seu comando. O novo diretor do órgão, Fabio de Almeida Gomes, cuja nomeação para o cargo foi publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) desta quinta-feira (26), afirma que até que possa tomar pé da situação do Instituto não haverá mudanças no funcionamento do IPC.

Fábio Gomes afirmou que vai se reunir com o antigo diretor do IPC, Israel Aureliano, nesta sexta-feira (27), para começar a se inteirar sobre o funcionamento do órgão. “Antes de 10 dias não é possível fazer qualquer mudança no funcionamento. Mudanças com certeza virão, mas no tempo certo as pessoas serão informadas de como ocorrerá”, disse.

Atualmente a unidade do IPC em João Pessoa está interditado e sem previsão de quando os serviços voltarão a funcionar normalmente. Com a interdição, alguns serviços foram transferidos para outras instituições, à exemplo do setor de necropsia, que foi encaminhado para o IPC de Campina Grande.

Interdição do IPC

A primeira interdição aconteceu no dia 7 de março, após uma fiscalização do Ministério Público do Trabalho (MPT) na sede do órgão, onde foram encontradas diversas irregularidades na instituição.

No dia 13 de março, uma semana após o pedido de interdição, foram iniciadas as obras no prédio.De acordo com o diretor do IPC, as mudanças tem o objetivo de corrigir os problemas apontados pelo MPT no prédio da Instituição. Ainda no dia 13 de março, a Justiça do Trabalho suspendeu a interdição do prédio do IPC por 120 dias.

A 2ª interdição do prédio do IPC aconteceu no dia 22 de março, após o Tribunal Regional do Trabalho da 13ª Região (TRT-13) acatar um pedido do Ministério Público do Trabalho (MPT). De acordo com o promotor do Trabalho e autor do recurso, Eduardo Varandas, a manutenção do funcionamento do prédio colocaria em risco a integridade física e vida dos trabalhadores.

Novo diretor do IPC diz que não deve haver mudanças no órgão em pelo menos dez dias

Segundo o diretor do IPC da capital, estão sendo realizadas reformas de ampliações de blocos do prédio, para cumprir com as exigências do MPT. “A fase que estamos é a de conclusão dos projetos. A partir daí é que iremos começar a executar outro tipo de reforma concreta do IPC”, afirma.

No dia 5 de abril, a Secretaria de Estado da Segurança e da Defesa social foi multada em R$ 50 mil, após a fiscalização da Agência Estadual de Vigilância Sanitária (Agevisa) e a Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema) na sede do IPC de João Pessoa. De acordo com nota divulgada pelo MPT, a ‘inspeção teve a finalidade de averiguar os problemas ligados à funcionalidade do órgão e eventuais lesões aos funcionários e ao meio ambiente’.

Confira onde estão funcionando os serviços:

Identificação Criminal: em plantão de 12h na Central de Polícia, localizada no bairro do Geisel.

Identificação Civil: o setor de atendimento à população está funcionando na Casa da Cidadania, no bairro de Jaguaribe, das 8h ás 17h30. O setor de emissão de 2ª via de documentos está suspenso devido a interdição no prédio do IPC.

Laboratórios: fechados. A coleta do material é realizada no local de crime, porém a realização dos exames está suspensa até a reabertura dos laboratórios.

Núcleo Criminalística: a área do plantão continua na Acadepol, junto com o alojamento dos plantonistas. Já os laboratórios do setor estão fechados.

IML: o setor de exames em vivos está funcionando na Acadepol em regime de plantão. Já o de necropsia foi transferido para a sede do IPC em Campina Grande. A entrega dos corpos está sendo realizada no Serviço de Verificação de Óbitos (SVO), localizado no Campus de João Pessoa da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), das 19h às 22h.