ONU vem à Paraíba fechar parceria para realização do terceiro ‘Hackfest’

Ação de combate à corrupção será realizada nos dias 9 a 11 de junho.  

Representantes do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) se reúnem nesta terça-feira (14) com o Ministério Público da Paraíba para fechar parceria para a terceira edição do ‘Hackfest de Combate à Corrupção’. O evento, em parceria com a Rede Paraíba e Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), será realizado no período de 9 a 11 de junho, no Espaço Cultural José Lins do Rego, em João Pessoa. A iniciativa tem o apoio também do Centro Universitário de João Pessoa (Unipê) e edo Ministério da Transparência, Fiscalização e Controladoria Geral da União (CGU). A reunião com o Pnud está marcada para as 15h30, no prédio da Procuradoria Geral de Justiça (PGJ).

A parceria está na pauta que a Organização das Nações Unidas (ONU) inicia nesta segunda-feira (13), na Paraíba, com a formalização de compromisso do presidente da Assembleia Legislativa, Gervásio Maia (PSB), com a Agenda 2030 de desenvolvimento sustentável. Na terça-feira, além do encontro com o Ministério Público, os representantes do Pnud também se reúnem com o governador Ricardo Coutinho (PSB), pela manhã, para firmar compromisso com a Agenda. Já na quarta-feira (15), os representantes do Pnud realizam o Seminário sobre Gestão de Recursos Hidricos em Campina Grande. 

>>> Equipe apresenta aplicativo de combate à corrupção premiado no Hackfest

A Agenda é um plano de ação para as pessoas, o planeta e a prosperidade e consiste em uma Declaração, 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e as 169 metas, uma seção sobre meios de implementação e de parcerias globais, e um arcabouço para acompanhamento e revisão. 

A reunião no Ministério Público deverá contar a presença do diretor de País (Country director), Didier Trebucq; a residente assistente Maristela Baioni; o assessor sênior Haroldo Machado; a oficial de Programa do Pnud, Leva Lazareviciute; e a analista Inalda Beder. Eles serão recebidos pelo procurador-geral de Justiça do MPPB, Bertrand de Araújo Asfora, e pelo coordenador do Grupo de Atuação Especial no Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do MPPB, Octávio Celso Gondim Paulo Neto, promotor de Justiça, responsável pela realização do ‘Hackfest de Combate à Corrupção’.

ONU vem à Paraíba fechar parceria para realização do terceiro 'Hackfest'

Hackfest 

Também chamado de hack day ou codefest, o hackfest é uma maratona de programação na qual hackers se reúnem por longos períodos, com o objetivo de explorar dados abertos, desvendar códigos e sistemas lógicos, além de discutir novas ideias e desenvolver projetos de software ou até mesmo de hardware. Por ser um evento público, a maratona dá visibilidade e transparência a essas atividades, além de divulgar os novos produtos gerados.

Em 2016, o MPPB realizou, de forma pioneira, duas edições do ‘Hackfest de Combate à Corrupção’. A primeira delas ocorreu em agosto, nas dependências da sede do MPPB em Campina Grande, em parceria com a UFCG. A segunda, no mês de outubro, foi realizada com a Universidade Federal da Paraíba (UFPB), em João Pessoa.

“Os eventos do hackfest são uma iniciativa do nosso Núcleo de Gestão do Conhecimento que nós criamos. O promotor de Justiça Octávio Paulo Neto é o coordenador e o hackfest é um negócio fantástico. Eu digo muito a ele isso: ‘Octávio, isso a gente só vê na Europa’”, analisa o procurador-geral Bertrand Asfora. “O hackfest é um convênio que nós criamos com as universidades para que os estudantes de tecnologia da informação possam ajudar na construção de softwares no combate à corrupção”.