Operação da PF investiga desvio de recursos públicos em Alcantil

Suspeito é de que esquema criminoso tenha funcionado entre 2012 e 2016.

Foto: Fernando Del Chiavon/Fenapef

Uma operação da Polícia Federal deflagrada na manhã desta sexta-feira (14) contra o desvio de verbas públicas no município de Alcantil, na região do Cariri da Paraíba. Segundo a investigação, o esquema é formado por empresas de fachadas e servidores públicos do município.

De acordo com a PF, a Operação Cerco apura desvio de recursos para obras públicas, que ocorreram entre os anos de 2012 e 2016.

A investigação aponta que empresas de fachada eram utilizadas para fraudar licitações de obras públicas e os recursos que deveriam ser empregados eram desviados e repartidos entre servidores públicos, empresários e ex-dententor de mandato político sendo as obras executadas com pessoal e maquinário público. Os nomes dos envolvidos não foram divulgados.

A operação contou com a participação de 22 Policiais Federais e cumpriu 6 (seis) mandados de busca e apreensão nas residências dos investigados. As ordens judiciais foram expedidas pela 4ª Vara Federal de Campina Grande.

Os suspeitos podem responder por fraude em licitação, crime de responsabilidade, lavagem de dinheiro e organização criminosa.