Parada do Orgulho LGBT movimenta campanha em João Pessoa

Candidatos aproveitaram aglomeração para levantar bandeira do movimento.

Os quatro candidatos a prefeito de João Pessoa aproveitaram a realização da 15ª Edição da  Parada do Orgulho LGBT de João Pessoa, realizada neste domingo (21), na orla de Cabo Branco. Com o tema "Combatendo a LGBTfobia nas Ruas e nas Urnas", o evento deste ano foi usado como pano de fundo para que os prefeitáveis expulsem suas plataformas de campanha para o tema.

A candidata do PSB, professora Cida Ramos, prometeu criar  e implementar o Plano Municipal de Políticas Públicas LGBT, com o desmembramento da Coordenadoria Municipal, e criar o Comitê Intersetorial de Políticas Públicas para o segmento, se for eleita.

Já o prefeito Luciano Cartaxo (PSD), candidato à reeleição, destacou a construção do Centro de Cidadania LGBT, inaugurado pela sua gestão em maio deste ano, o qual são oferecidos diversos serviços para a população LGBT, como apoio psicológico, jurídico, assistência social e inclusão ao mercado de trabalho. 

O professor Charliton, candidato a prefeito pelo PT, também incluiu em sua agenda de domingo a participação no evento. Ao lado do candidato a vereador, Renan Palmeira, publicou em sua conta no Instagram; “por uma cidade onde o respeitou e o amo prevaleçam sempre!”, destacando que estava ao lado de muitos amigos e amigas em um momento de grande confraternização”. 

Na opinião do candidato a prefeito pelo PSOL, Victor Hugo, que também esteve na Parada LDBT, a violência física, moral e psicológica contra LGBTs precisa ter fim. “Se João Pessoa fosse nossa, estaria decretado que a LGBTfobia é CRIME. Os gestores e gestoras, funcionários e funcionárias públicos, professores e professoras e toda a sociedade devem ser educados e sensibilizados para a desconstrução da cultura do preconceito desde o projeto escolar até as ações nas ruas”, disse.