Paraibano Rogério Fialho é eleito para presidir o TRF da 5ª Região

Desembargador estará à frente da Corte durante o biênio 2015/2017. Ele vai substituir Marcelo Navarro, nomeado para o STJ.

O Pleno do Tribunal Regional Federal da 5ª Região – TRF5 elegeu ontem, por unanimidade, o desembargador federal Rogério Fialho Moreira como novo presidente. O paraibano estará à frente da direção da Corte no biênio 2015/2017 em razão da renúncia do desembargador federal Marcelo Navarro Ribeiro Dantas, nomeado pela presidente Dilma Rousseff ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ).

“Pretendo, a exemplo dos meus antecessores na presidência, administrar escutando e dialogando com meus pares, a quem agradeço a confiança depositada para presidir esta Egrégia Corte”, afirmou Rogério Fialho. A solenidade de posse do novo presidente será realizada no próximo dia 21 de setembro, às 17h, no auditório do Pleno do TRF5.

Rogério Fialho ingressou na magistratura federal em 1993, como juiz substituto em Recife, tendo sido promovido a juiz federal titular da Vara de Petrolina-PE em 1995. Em 1996 foi removido para Campina Grande-PB, e em 2002 para a 7ª Vara Federal, em João Pessoa (JEF). Exerceu, desde janeiro de 2003, até a sua promoção ao TRF, a função de Diretor do Foro da Seção Judiciária da Paraíba. É também professor de Direito Civil da Faculdade de Direito da Universidade Federal da Paraíba (UFPB)desde 1991.

A eleição de Fialho seguiu a ordem de precedência, prevista no artigo 14 do Regimento Interno, observadas a antiguidade e concordância do candidato legitimado para assumir o cargo.