Partidos de esquerda cobram vaga de titular na chapa de João Azevedo

Documento é assinado por presidentes estaduais do PT, PCdoB, Rede, PPL e PMN.

Partidos de esquerda cobram vaga de titular na chapa de João Azevedo
Presidentes afirmam que siglas querem apoiar o candidato do PSB, mas cobram presença na chapa (Foto: Divulgação)

Dirigentes de cinco partidos de esquerda divulgaram um manifesto, nesta segunda-feira (16), cobrando a participação deles na chapa majoritária encabeçada pelo pré-candidato João Azevedo (PSB). O documento é assinado pelos presidentes estaduais do PT, Jackson Macêdo; do PCdoB, Gregória Benário; da Rede, Gerson Batista de Vasconcelos; do PPL, Francisco de Assis Pereira, e do PMN, Lídia Moura.

No manifesto (confira na íntegra abaixo), os dirigentes elogiam a postura do governador Ricardo Coutinho (PSB) em relação ao processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff (PT) e também diante do governo de Michel Temer (MDB). Eles afirmam que a “volta ao governo do Estado de forças conservadoras e oligárquicas” não seria bom para a Paraíba. Com isso, dizem que estão “dispostos a somar forças com a candidatura de João Azevedo do PSB”.

No entanto, este apoio passaria pela indicação de um nome do bloco como titular na chapa majoritária encabeçada por Azevedo. “Isto será, certamente, fator decisivo para maior engajamento na campanha, de vasta e qualificada militância, capacitada a fazer o debate com o povo, fundamental para afastar a desconfiança e rejeição, criando condições mais favoráveis para a vitória”, ressaltam os presidentes no manifesto.

O PCdoB é o único dos cinco partidos que assinam o documento que já lançou um nome para a disputa majoritária, no caso, o da própria presidente Gregória Benário, que é pré-candidata ao Senado Federal.

O que João Azevedo acha da cobrança?

Logo após participar da sabatina da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional da Paraíba (OAB-PB), na manhã desta segunda-feira (16), João Azevedo falou sobre a cobrança das cinco legendas. Ele considerou como natural o pedido de participação na chapa.

“Todos os partidos têm esse direito. Que bom que nós temos vários partidos querendo participar da nossa chapa, isso demonstra o reconhecimento desse trabalho, o fortalecimento dessa chapa”, disse. O pré-candidato ressaltou que a cobrança das siglas de esquerda vai ser avaliada internamente. “Não tomo decisão precipitada, tudo isso é feito em cima da mesa, colocando os dados às claras”, completou.

Até o momento, João só tem como companheiro de chapa o deputado federal Veneziano Vital do Rêgo (PSB), que vai tentar a eleição para o Senado. O pré-candidato disse que existe a possibilidade de anunciar o segundo candidato a senador ainda nesta semana.

Confira o manifesto na íntegra

Os presidentes dos partidos que subscrevem este manifesto, comprometidos com a causa da democracia, o respeito à liberdade, os direitos sociais e garantias individuais, dirigem-se ao povo paraibano para expressar seu entendimento comum em razão das eleições que se avizinham em nosso Estado:

As eleições de 2018 ocorrem em meio a um ambiente de asfixia da democracia, fragilização da autonomia e do patrimônio nacional, crise econômica e crescente desemprego, retirada de direitos, crescimento da violência e descrédito das instituições – especialmente do judiciário.

É nesta realidade que nos apresentamos para disputar as eleições. Temos a consciência de que é preciso fortalecer a democracia para que, com participação popular, o Brasil e a Paraíba possam avançar. As eleições podem representar a superação do caos que o país vive. Mas isto não será possível se as forças políticas – e os políticos – que golpearam a democracia e mergulharam a nação nesta crise saírem vitoriosos.

Aqui na Paraíba destacamos a firmeza política do governador Ricardo Coutinho, no enfrentamento do golpe e também na gestão que trouxe inequívocos avanços e benefícios para o povo. Entendemos que esta experiência político-administrativa deve continuar e avançar mais ainda para atender os anseios e necessidades da população. O retorno ao governo de forças políticas que no passado, ocuparam o poder para atender seus próprios interesses seria um tremendo retrocesso. A volta ao governo do Estado de forças conservadoras e oligárquicas, aliadas do governo Golpista de Michel Temer seria um tenebroso recuo administrativo para a Paraíba. Daí, nos colocamos dispostos a somar forças com a candidatura de João Azevedo do PSB, entendendo também, que este palanque deve ser uma trincheira do campo democrático nacional nas eleições 2018 na Paraíba e sua essência deve estar sintonizada com as mudanças que o povo brasileiro tanto almeja no pleito nacional próximo no país.

Compreendemos a necessidade de construir uma chapa ampla para assegurar a vitória. Uma chapa representativa do elenco de forças que defendam um governo democrático, progressista, capaz de dar continuidade ao caminho de mudanças e avançar mais ainda.

Com esta compreensão, pleiteamos a presença na chapa majoritária, em condição de titularidade, de um nome por nós indicado, onde os ideais e a militância dos partidos de esquerda e democráticos, do campo progressista e dos movimentos sociais, se vejam representados nesta composição. Isto será, certamente, fator decisivo para maior engajamento na campanha, de vasta e qualificada militância, capacitada a fazer o debate com o povo, fundamental para afastar a desconfiança e rejeição, criando condições mais favoráveis para a vitória.

João Pessoa, 16 de Julho de 2018.