Pesquisa aponta João Pessoa entre as piores capitais no quesito transparência

Levantamento feito pelo Inesc analisou o portal das prefeituras e aplicou um questionário a profissionais de diferentes áreas indagando sobre a qualidade do orçamento local.

Da redação
Com informações do Inesc

Uma pesquisa realizada pelo Instituto de Estudos Socioeconômicos (Inesc) aponta que a maioria das capitais brasileiras está distante da excelência no que se refere à transparência orçamentária. O levantamento apontou que mais de 70% das 27 capitais alcançaram nota péssima, ruim ou mediócre. João Pessoa aparece na quarta pior colocação, ficando atrás apenas de Teresina, Boa Vista e Macapá.

A pesquisa foi realizada com base em dois diferentes indicadores. O primeiro foi uma análise direta no portal da prefeitura de cada capital. E outro foi a aplicação de um questionário a profissionais de diferentes áreas indagando sobre a qualidade de transparência do orçamento local.

João Pessoa obteve a nota 31, que para os parâmetros da pesquisa é considerada ruim. Das 27 capitais nenhuma alcançou um índice considerado ideal. Curitiba (75,9), Porto Alegre (75) e Brasília (62,9) conseguiram os melhores lugares no índice de transparência, mas foram classificadas como razoáveis. Enquanto Teresina (0), Macapá (0) e Boa Vista (10,3) conquistaram os últimos lugares e ficaram com a categoria péssima.

Clique aqui e confira a pesquisa na íntegra