Campina Grande: fotografia no Açude Novo retrata palanque de 2024 e, quem sabe, 2026

Na última sexta-feira à noite o prefeito de Campina Grande, Bruno Cunha Lima (PSD), assinou a ordem de serviço para a revitalização do Parque Evaldo Cruz, o Açude Novo. O projeto prevê a construção de um túnel interligando a área ao Parque do Povo, em um investimento de aproximadamente R$ 30 milhões com recursos oriundos dos empréstimos feitos pela prefeitura.

Já tratei sobre a obra e alguns questionamentos que estão sendo feitos aqui, em outros momentos.

Agora, uma análise política da ‘ordem de serviço’.

Antes de mais nada, é preciso registrar que a solenidade da sexta foi puramente simbólica. Os serviços de execução do projeto já estão em andamento há semanas. Ou seja: a ordem de serviço já foi dada há tempos.

A fotografia deixada pelo evento é um retrato do cenário político hoje em Campina.

No palanque das autoridades estavam o prefeito Bruno, vereadores e os senadores Efraim Filho (União) e Veneziano Vital (MDB). Sem as presenças do ex-prefeito e deputado federal Romero Rodrigues (Podemos) e do deputado Tovar Correia Lima (PSDB).

Uma outra ausência percebida foi a do ex-deputado Pedro Cunha Lima (PSDB). Essa sem maiores repercussões, já que ele já declarou apoio à reeleição de Bruno. No caso de Romero e Tovar, não. As ausências merecem registro – sobretudo quando se soma ao fato os estremecimentos nas relações entre os dois e a gestão municipal.

Há quem afirme que a foto de sexta foi uma espécie de ‘moldura’ do que pode ser o palanque de 2024 em Campina Grande. Com Bruno, Veneziano, Pedro e Efraim no mesmo barco. Ou até um ‘desenho’ para 2026, caso Bruno seja reeleito.

Se outros atores (Romero e Tovar) ainda serão incorporados à ‘moldura’ somente o tempo mostrará. Fato é que, por enquanto, ela é um desenho do que vem sendo construído na política de Campina Grande. Com Romero e Bruno, por enquanto, em fotografias diferentes.