Campina Grande e SES voltam a divergir sobre dados da Covid-19 em boletins

Há diferença de pelo menos mil casos da doença.

Campina Grande e SES voltam a divergir sobre dados da Covid-19 em boletins
este rápido para Covid-19 / Foto: Divulgação Secom-PB

Essa figurinha é repetida e causa desgaste para a população que não sabe por onde deve se basear. A Prefeitura de Campina Grande e a Secretaria Estadual de Saúde (SES) voltaram a divergir sobre os dados da Covid-19 nos boletins que são divulgados diariamente.
Por um tempo, as informações foram semelhantes. No entanto, passaram a apresentar inconsistências relevantes novamente, com uma diferença de quase mil casos ao todo.
Prova disso são os boletins epidemiológicos emitidos no domingo (11). Veja os números a seguir:

Boletim estadual

Número de casos no total – 24.952
Quantidade de mortes no geral – 711
Número de novos casos em 24 horas – 50
Quantidade de novas mortes em 24 horas – 2

Boletim municipal

Número de casos no total – 25.981
Quantidade de mortes no geral – 650
Número de novos casos em 24 horas – 99
Quantidade de novas mortes em 24 horas – 3
Isso já aconteceu no início da pandemia, no ano passado. Foi preciso que Ministério Público Federal (MPF), o Ministério Público da Paraíba (MPPB) e o Ministério Público do Trabalho (MPT) recomendassem que Campina Grande fizesse a filtragem da base de dados de casos confirmados de Covid-19 registrados na cidade, com a identificação e exclusão de todos os registros em duplicidade.
Na época, as inconsistências eram possivelmente geradas pelo fato de existirem testagens de uma mesma pessoa em mais de um local, ou por instabilidade da própria ferramenta de registro.
O Pleno Poder procurou a SES e a SMS de Campina Grande para saber se a forma de cadastro das informações permanece a mesma e o que poderia causar a diferença, mas até 8h45, não teve as mensagens respondidas.