Campina supera Caruaru, Mossoró e João Pessoa em cobertura de postos de saúde

Campina possui 119 unidades básicas de saúde e tem um posto para cada grupo de 3.477 moradores

A ontológica disputa entre Campina Grande e Caruaru, sobre a maior festa junina do Nordeste, é interminável. Depende e muito do olhar do observador. Os pernambucanos defendem Caruaru, enquanto nós, paraibanos, repetimos que Campina realiza o ‘Maior’ e melhor São João do mundo.

Para além dessa disputa, dados do Ministério da Saúde atestam um cenário diferente quanto à cobertura de unidades de saúde nos dois municípios.

Campina possui 119 unidades básicas de saúde e possui um posto para cada grupo de 3.477 moradores. A recomendação do Ministério é de que esse índice chegue a, no máximo, 4 mil habitantes.

Já Caruaru possui cobertura de uma UBS para cada grupo de 4.616 moradores, não atendendo às exigências nacionais.

A cobertura das unidades em Campina também é melhor que em outras duas cidades importantes, João Pessoa e Mossoró. Na Capital do Estado há uma equipe para cada grupo de 4.067 pessoas; enquanto em Mossoró esse contingente chega a 4.534 usuários.

Ao contrário do que ocorre na discussão sobre o São João, na saúde os dados mostram um cenário irrefutável. Pelo menos numericamente Campina está bem à frente de rua ‘rival’ pernambucana.