Eleição na Fiep: Conselho vai decidir sobre impugnação da candidatura de Buega Gadelha

Reunião acontece nesta terça-feira

Foto: Josusmar barbosa

A eleição interna da Federação das Indústrias da Paraíba (FIEP) está marcada para o próximo dia 26. Mas nesta terça-feira (10) o Conselho de Representantes, órgão deliberativo máximo que reúne os líderes dos mais de vinte sindicatos da Federação, dará um passo importante nesse processo.

O Conselho vai analisar a impugnação da candidatura do atual presidente, Francisco Buega Gadelha – no comando da entidade desde 1995.

Desde o ano passado Buega tem enfrentado, pela primeira vez, um movimento de oposição em sua quase eterna história na Presidência da Fiep.

O pedido de impugnação tem um fundamento simples: o atual presidente não estaria apto a disputar a presidência por não se enquadrar na categoria industrial. Por não ter indústria.

De acordo com os oposicionistas, Buega tinha uma refinaria de óleos vegetais, mas documentos oficiais indicariam que a empresa dele não teve movimentações fiscais nos últimos anos. No local da antiga indústria, no bairro de Bodocongó, está em construção um shopping center.

A oposição alega que o Estatuto da FIEP exige que todos os candidatos exerçam atividade industrial.

O grupo apresentou ao Conselho de Representantes um parecer assinado pela jurista Vólia Bonfim, desembargadora aposentada do TRT do Rio de Janeiro e uma das mais renomadas autoridades em Direito do Trabalho no Brasil. No documento ela chegou à conclusão de que não há espaço, segundo o Estatuto e outras normas, para que o atual presidente seja candidato à reeleição.

A reunião desta terça será conduzida pela Comissão Eleitoral, presidida pelo Auditor-Fiscal José Cursino Raposo. A própria existência da Comissão Eleitoral, nesse formato, foi fruto de um pleito oposicionistas atendido pela Justiça.

Os industriais paraibanos lutam por algo que é óbvio: buscam o cumprimento do Estatuto da instituição e que a Fiep seja, finalmente, comandada por alguém que tenha indústria.