Justiça dá 5 dias para FIEP se manifestar sobre pedido de afastamento de Buega Gadelha

Sindicatos entraram com pedido para que Conselho de Representantes seja convocado.

Buega Gadelha recebe homenagem da Câmara Municipal de João Pessoa (Foto: Reprodução/TV Câmara)

O juiz Carlos Hindemburg de Figueiredo, da 2ª Vara da Justiça do Trabalho em Campina Grande, intimou a Federação das Indústrias da Paraíba (FIEP) a se manifestar sobre o pedido de afastamento do presidente Francisco Buega Gadelha feito por sindicatos de industriais. A solicitação foi feita depois que o Grupo de Atuação Especial contra o Crime Organizado (GAECO) do Ministério Público denunciou Buega e mais 8 por fraudes em obras do Sistema S.

No pedido de concessão de tutela provisória, o Sindicato da Indústria de Material Plástico e de Resinas Sintéticas (Sindiplast/PB) e outras entidades pedem o afastamento de buega Gadelha. No pedido os autores alegam que “as denúncias têm prejudicado gravemente, de forma reiterada, os interesses de empregados e empregadores do setor industrial paraibano mantendo uma organização criminosa em funcionamento no seio da federação, razão pela qual não possui mais condições de permanecer na Presidência da FIEP, devendo ser imediatamente afastado por este juízo”.

Os industriais pedem ainda que Justiça determine que o vice-presidente com mais idade da FIEP convoque o Conselho de Representantes em até 30 dias para que seus membros elejam o substituto definitivo do presidente, que ocupará o cargo até o término do mandato em curso.

Segundo os sindicatos, caso o juiz entenda que a regra de sucessão não seja essa, que o presidente interino, José William Montenegro, faça a convocação, sob pena de multa, para que os conselheiros elejam o substituto temporário entre os 3 vice-presidentes executivos, ficando Buega Gadelha, nesta ocasião, impedido de presidir a reunião e também de votar na deliberação.

Por fim, o pedido diz que se a Justiça entender que não há motivos para afastar o presidente que ele seja, pelo menos, impedido temporariamente de ordenar despesas e participar do Conselho de Representantes quando a pauta for apreciação das contas da diretoria.

Buega Gadelha está afastado temporariamente da presidência por questões de saúde.

O blog tentou contato com a FIEP por meio do presidente interino, José William Montenegro, para saber um posicionamento, mas as ligações e mensagens não foram respondidas.