Gaeco cumpre mandado de busca em prefeitura da Paraíba e apura fraudes em obras de engenharia

Investigação apura fraudes em licitações e na execução de obras de engenharia e serviços de locação de máquinas pesadas

O Ministério Público do Estado da Paraíba, por meio do Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado – GAECO – e da Promotoria de Justiça de Patos, com apoio da Polícia Militar da Paraíba, deflagrou nesta manhã a “Operação Desídia”, em cumprimento a mandado de busca e apreensão expedido pela 4ª Vara da Comarca de Patos.

A investigação apura fraudes em licitações e na execução de obras de engenharia e serviços de locação de máquinas pesadas, realizadas pela Prefeitura de Areia de Baraúnas nos anos de 2021 e 2022.

São investigados agentes públicos e particulares responsáveis por empresas de fachada, que, embora vencedoras das licitações, não executavam os serviços contratados; repassando-os para servidores contratados pela própria Prefeitura ou outras empresas.

O nome da operação decorre da negligência dos agentes públicos em colaborar com a atuação investigativa do Ministério Público, omitindo-se no envio de informações relacionadas a ilícitos em apuração da atual e anterior gestão do Município de Areia de Baraúnas.

Está sendo cumprido um mandado de busca e apreensão na sede da Prefeitura de Areia de Baraúnas.