MP apura denúncia de irregularidades no sepultamento de vítimas da covid-19 em Campina Grande

Inquérito civil foi instaurado para apurar possível descumprimento de protocolos em um dos cemitérios da cidade

MP apura denúncia de irregularidades no sepultamento de vítimas da covid-19 em Campina Grande
Foto: Ascom

A promotoria do Meio Ambiente, em Campina Grande, instaurou um inquérito civil público para apurar possíveis irregularidades no sepultamento de vítimas da covid-19. A denúncia é de que sepultamentos, ocorridos no ‘Cemitério do Santíssimo’, na Vila Cabral, não estariam cumprindo os protocolos de segurança para evitar a transmissão do vírus.
A portaria do procedimento foi publicada ontem. O documento não contém, porém, quais medidas estariam sendo descumpridas, especificamente.
O promotor do Meio Ambiente, Eulâmpio Duarte, informou que solicitou que equipes da Saúde façam uma inspeção no local, para verificar o cumprimento dos protocolos.
“A informação é de que não estaria havendo o devido cuidado. As ruas são perto do cemitério e as pessoas ficam com receio”, disse o promotor ao blog.
Confira a portaria na íntegra
Outro lado
A Secretaria de Saúde de Campina Grande esclareceu que “a pasta é responsável por elaborar as diretrizes para a realização dos procedimentos de sepultamento de vítimas da Covid-19, ficando a cargo da administração dos cemitérios e das agências de serviço funerário o atendimento às exigências”.
Segundo a Saúde, coveiros e agentes funerários foram vacinados contra a covid-19.
Ainda conforme a secretaria, “o protocolo elaborado pela Direção de Vigilância em Saúde do município estabelece, entre outras questões, o uso de EPIs por parte de coveiros e agentes, o isolamento do corpo e a realização de velórios no menor tempo possível e com o menor número de pessoas”.
“A Secretaria de Saúde fornece equipamentos como máscaras, luvas e capotes impermeáveis à Secretaria Municipal de Serviços Urbanos, inclusive, para essa finalidade. As pastas vão se reunir para avaliar a denúncia”, complementa a nota.