Na ‘fotografia’ de momento, João e Veneziano são nomes naturais para Senado em 2026

Emedebista concorrerá à reeleição, enquanto João poderá deixar Governo para disputa

Veneziano e João Azevêdo. Foto: Ascom

A eleição de 2026 ainda está muito longe. Antes dela a disputa municipal do próximo ano terá um peso decisivo para o cenário estadual. Mas hoje é possível enxergar uma ‘fotografia’ de momento no xadrez político do Estado. E a cena aponta para uma provável polarização entre dois nomes para a disputa do Senado. Pelo menos por enquanto.

O governador João Azevêdo (PSB) é tido como candidato natural ao Senado. Se decidir pela candidatura, precisará deixar o Governo meses antes. E é bem provável que siga esse caminho. Seria candidato, claro, da ‘base’.

Já na oposição um outro nome tem se consolidado dia após dia: o senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB).

Após iniciar uma aliança no segundo turno com o deputado Pedro Cunha Lima (PSDB), na eleição de 2022, o emedebista caminha para ter o apoio do grupo em 2026 – em torno de sua reeleição. E o maior indicativo disso é o seu alinhamento com o prefeito Bruno Cunha Lima (PSD), em Campina Grande.

A estratégia e roteiro de Veneziano estão prontos. Ele pretende ser o ‘senador da oposição’ em 2026.

Isso tendo por base o histórico da política paraibana, que costumeiramente elege um senador da base e um outro oposicionista. Foi assim em 2018, com o próprio Veneziano (na época base) e Daniella Ribeiro (na época oposição) e também em 2010, com Vitalzinho e Cássio Cunha Lima; assim como em 2002, com José Maranhão e Efraim Morais.

Há, evidentemente, outros atores com potencial para entrar na disputa e dificultar os planos de Veneziano e João.

Na lista podem ser acrescentados o deputado Hugo Motta (Republicanos), a senadora Daniella Ribeiro (PSD), o deputado Adriano Galdino (Republicanos), o ex-prefeito Romero Rodrigues (Podemos) e quem sabe ainda os prefeitos Cícero Lucena e Bruno Cunha Lima – caso sejam reeleitos.

Como disse no início do post, a disputa ainda está distante, mas João e Veneziano são hoje nomes potenciais para ocupar os dois lados do futuro embate.

Na 'fotografia' de momento, João e Veneziano são nomes naturais para Senado em 2026
Foto: divulgação