Paraibanos estão em alta no Congresso; mas e a Paraíba?

Parlamentares ocupam espaços importantes na Câmara e no Senado

A nova legislatura começou com paraibanos em alta no Congresso Nacional. No Senado, Veneziano Vital (MDB) foi mantido ontem na vice-presidência da ‘Casa’, enquanto Efraim Filho foi confirmado dias atrás na liderança do União Brasil. Para um novato, um passo largo.

Na Câmara o deputado Damião Feliciano (União) foi sacramentado vice-líder do Governo. Aproveitou para tirar uma fotografia ao lado do presidente Lula (PT). Até bem pouco tempo, antes da eleição do ano passado, Feliciano esteve na ‘corda bamba’ para ficar fora da lista de eleitos.

Já o ex-prefeito de Campina Grande, Romero Rodrigues (PSC), retornou à Câmara e já deverá assegurar a liderança do partido, que passa por uma fusão com o Podemos, além da presidência de uma comissão na ‘Casa’.

A pergunta que se faz, contudo, é como esse prestígio pode ser transformado em uma boa performance em benefício da Paraíba.

Em tempos de emendas de relator, em que as fatias do orçamento dependem de deputados e senadores, estar bem posicionado no Congresso é meio caminho andado.

O que se espera é que, de fato, o bom desempenho em Brasília seja revertido em recursos para o Estado. Do contrário, pouco servirá o status esbanjado por nossos parlamentares. E permaneceremos, ao contrário deles, em ‘baixa’. É isso.