População diminui em 102 cidades da Paraíba e 14 perderão recursos do FPM; veja lista

Redução da população provocará perdas no FPM em algumas cidades

Foto: divulgação/Famup

Os números do Censo divulgados pelo Instituto Brasileira de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que a população diminuiu em 102 cidades da Paraíba, nos últimos 12 anos. E para 14 delas, essa redução deverá trazer dificuldades nos cofres municipais.

É que a diminuição fará com que esses municípios percam recursos do Fundo de Participação dos Municípios (FPM).

Perderão FPM as cidades de Água Branca, Arara, Araçagi, Barra de Santa Rosa, Bayeux, Belém, Cachoeira dos Índios, Cacimba de Dentro, Itabaiana, Juripiranga, Natuba, Nova Floresta, Pirpirituba e Tacima.

A lista de perdas poderia até ser maior, mas Serra Branca e Sumé conseguiram se manter com o mesmo patamar de recursos.

As dificuldades, contudo, serão amenizadas por uma lei sancionada pelo presidente Lula. A legislação dilui as perdas dos municípios ao longo dos próximos dez anos.

“E essas cotas serão redistribuídas com os Estados e os próprios municípios. Itabaiana perderia R$ 6 milhões, por exemplo, em um ano. E agora essa diminuição será em dez anos”, comentou o presidente da Famup, George Coelho, em entrevista à Rádio CBN.

Ao analisar a diminuição populacional em algumas cidades Coelho considerou que a maior dificuldades dos municípios é a geração de empregos. “As pessoas saem para estudar, para construir a vida em outras cidades maiores, muitas vezes”, assinalou.

Quem vai perder recursos terá, definitivamente, que apertar os cintos. Enxugar a máquina pública com contratados e apostar em políticas públicas que impulsionem a iniciativa privada, para gerar empregos, deve ser uma das alternativas.