Prefeito culpa gestão anterior por licitação alvo da Polícia Federal na Paraíba

O prefeito da cidade de Coremas, Irani Alexandrino, colocou a responsabilidade sobre as irregularidades que estão sendo apuradas pela Polícia Federal na gestão de sua antecessora, a ex-prefeita Chaguinha. A ex-gestora faleceu em março de 2021, vítima de Covid-19. Com a morte Irani assumiu o comando da gestão.

“Como já estava licitado a gente continuou comprando na farmácia. Não tem nada a ver comigo. Em 2022 nós fizemos uma nova licitação. A gestão não tem nada a ver”, assinalou o prefeito, em entrevista à Rádio CBN.

No início da manhã as equipes da Polícia Federal cumpriram mandados de busca e apreensão em Coremas e João Pessoa. O objetivo da ação, batizada de Operação Galeno, foi combater os crimes de fraude em licitação, desvio de recursos públicos e lavagem de dinheiro no município de Coremas.

As investigações apontam indícios de que licitações realizadas pelo ente municipal para fornecimento de medicamentos entre os anos de 2017 e 2022 foram direcionadas para favorecer uma empresa vinculada aos investigados, totalizando pagamentos que alcançaram R$ 1.133.771,87, sendo que boa parte destes recursos foi advinda do Fundo Nacional de Saúde (FNS).

O nome da operação, Galeno, faz referência a Cláudio Galeno, um proeminente médico e filósofo romano de origem grega que viveu na cidade de Pérgamo entre 129 d.C e 216 d.C, sendo considerado o “Pai da Farmácia”.

Prefeito culpa gestão anterior por licitação alvo da Polícia Federal na Paraíba
Foto: Divulgação