Sem tropas federais, Pocinhos e Puxinanã terão ‘Lei Seca’ nas eleições

TRE indeferiu pedido para convocar Exército

Na última sexta-feira o Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) indeferiu o pedido de convocação de tropas federais para as eleições deste ano nas cidades de Pocinhos e Puxinanã. A decisão teve por base a não ocorrência de nenhum fato mais grave, até o momento, que justificasse a convocação do Exército para as ruas.

O TRE acertou no entendimento.

Mesmo sem tropas federais, a segurança nos dois municípios será reforçada. Ontem uma reunião entre representantes da Justiça Eleitoral e forças de segurança definiu algumas medidas que serão implementadas.

Uma delas é a proibição da venda de bebidas alcóolicas antes do pleito (das 0h do dia 1º de outubro até às 17h do dia 2 de outubro, quando acontecerá a votação em primeiro turno).

A ‘Lei Seca’ tem o objetivo de evitar aglomerações em bares e ânimos mais exaltados por parte de eleitores que gostam de ‘ultrapassar’ os limites do álcool.

No encontro também ficaram definidas regras para a realização de eventos públicos e ressaltou-se a necessidade de evitar que os itinerários de carreatas e passeatas de campanhas concorrentes, por exemplo, sejam simultâneos.