TCE faz auditoria e ‘varredura’ em unidades de saúde de 150 cidades da Paraíba

Municípios tiveram despesas superiores a R$ 703 milhões na atenção básica

O Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB) realiza hoje uma auditoria e fiscalização, de forma simultânea, em 150 municípios da Paraíba. As cidades juntas tiveram, de janeiro a outubro deste ano, despesas superiores a R$ 703 milhões na atenção básica à saúde.

O objetivo da fiscalização ‘in loco’ é avaliar as condições físicas das unidades; disponibilidades de profissionais da saúde; controle de medicamentos; atendimento ao público e tratamento; e destinação de resíduos hospitalares.

“A auditoria é para apontar os problemas e mostrar as soluções que podem ser acatadas pelos gestores para a melhoria do atendimento à população”, assinalou o presidente do TCE-PB, conselheiro Fernando Catão.

Dados de setembro de deste ano do Cadastro Nacional dos Estabelecimentos de Saúde (CNES) revelam que a Paraíba possui cerca de duas mil UBS/USF distribuídas em seus municípios.

A vistoria busca identificar e corrigir os problemas que afetam o setor de saúde nos municípios paraibanos. Todas as informações, fotos, dados, situações de irregularidade, coletadas durante a fiscalização serão transmitidas em tempo real e consolidados em um painel do Tribunal de Contas. Ao final, será elaborado um documento consolidando as principais conclusões das fiscalizações realizadas.